Sonda Solar Orbiter revela imagens inéditas da "coroa quieta" do Sol

PorExpresso das Ilhas,28 out 2022 9:16

A sonda Solar Orbiter da ESA, lançada a 10 de Fevereiro de 2020, fez a segunda maior aproximação ao Sol a 12 de Outubro, revelando dados impressionantes e com a resolução mais alta do que nunca da nossa estrela.

A Sonda europeia, segundo as informações avançadas pela SIC Notícias, fez a segunda maior aproximação ao astro-rei. 

A sua primeira aproximação ao Sol foi logo em Junho de 2020, captando imagens únicas da nossa estrela. Nunca o Sol tinha sido fotografado tão de perto. É o engenho fabricado pelo Homem que mais se aproximou do Sol, depois da norte-americana Parker Solar Probe da NASA.

Este filme foi feito a 13 de Outubro, quando o Extreme Ultraviolet Imager (EUI) da Solar Orbiter enviou as imagens da coroa “quieta e silenciosa” com a mais alta resolução alguma vez registada por qualquer instrumento.

Cada pixel neste filme abrange 105 km na superfície do Sol. Isso significa que, se o EUI olhasse para a Terra dessa distância, todo o nosso planeta teria apenas 120 pixels de diâmetro. O filme em si contém 2048 de diâmetro, o que significa que 17 Terras caberiam lado a lado nesta imagem.

O que é a coroa quieta do Sol

A coroa é a atmosfera externa do Sol. Diz-se quieta quando há pouca actividade solar assinalável, como é o caso de erupções ou ejecções de massa coronal.

Este filme, e outros que foram feitos durante a aproximação da sonda, mostram a natureza dinâmica da coroa do Sol que tem uma temperatura de milhares de graus centígrados.

O gás, conhecido como plasma, está em constante movimento, movido e acelerado pelas alterações do campo magnético do Sol. Os arcos de plasma brilhante no filme são mantidos no mesmo lugar por laços de magnetismo que irromperam do interior do Sol em direcção da coroa.

O Sol está actualmente a aumentar a actividade para um pico, conhecido como máximo solar, a atingir em 2025. Assim, ver assim a coroa silenciosa vai muito provavelmente tornar-se cada vez mais raro nos próximos anos.

O Sol lança um vento solar de partículas que atravessa o Sistema Solar - responsáveis pelas bonitas auroras boreais na Terra. Sabe-se que tem origem na coroa, mas como acontece precisamente ainda não é conhecido e investigar esse fenómeno é um dos principais objectivos científicos da Solar Orbiter.

A sonda Solar Orbiter é uma missão espacial de colaboração internacional entre a ESA e a NASA, operada pela ESA.

Este filme foi melhorado com a técnica Wavelet Optimized Whitening, explica a ESA.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 out 2022 9:16

Editado porAndre Amaral  em  28 out 2022 9:16

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.