NATO investe 30 milhões para implementar mecanismos de cibersegurança

PorExpresso das Ilhas, Lusa,3 jan 2023 8:18

A NATO assinou acordos com duas empresas privadas, no valor de 30 milhões de euros, para acelerar a implementação de mecanismos de cibersegurança em toda a estrutura da Aliança Atlântica, divulgou hoje este organismo.

Os contratos, assinados com a empresa de tecnologia croata King ICT e a sucursal belga da empresa IBM entram em vigor em 01 de Fevereiro e têm uma duração base de dois anos, com mais um ano opcional.

Segundo a NATO, estes acordos deverão assegurar a instalação de garantias de cibersegurança no seio da Aliança e uma melhor defesa das suas redes, razão pela qual o acordo constitui um "marco importante".

A directora de contratação de cibersegurança da agência, Rebecca Benson, destacou que os acordos fornecem "a flexibilidade para obter suporte imediato" contra ataques informáticos.

Benson garantiu, citada num comunicado, que a NATO utilizará os serviços de ambas as empresas vencedoras enquanto os projectos da Aliança o exigirem, ou caso "qualquer necessidade urgente" seja activada.

Por este motivo, o contrato com a King ICT e com a IBM Belgium é de entrega e quantidade indefinida, de forma a adequar a prestação do serviço às necessidades da aliança.

Com este passo, a Aliança Atlântica espera elevar o papel desempenhado pelas estruturas dedicadas à cibersegurança no organismo, de forma a "absorver mais trabalho" e conseguir "uma posição mais forte para apoiar a ambiciosa Agenda 2030".

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,3 jan 2023 8:18

Editado porAndre Amaral  em  3 jan 2023 8:18