Uma estranha deformação na crosta da Terra está a rasgar África ao meio. Já temos uma explicação

PorExpresso das Ilhas,24 jun 2023 7:29

Uma nova pesquisa aponta que a Superpluma Africana será a responsável pelo Grande Vale do Rift, a enorme fenda que vai dividir o continente africano em dois.

O Grande Vale do Rift é a maior fenda continental na Terra e há muito tempo que é um mistério para os geólogos. Um novo estudo publicado na Journal of Geophysical Research: Solid Earth pode ter descoberto a sua explicação.

As fendas são causadas pelo afastamento das placas tectónicas, que leva a que a litosfera – que inclui a crosta e o manto superior – se estique e comece a separar. Isto causa deformações na superfície, geralmente perpendiculares ao movimento das placas.

Mas este não é o caso no Grande Vale do Rift, conta o site zap.aeiou.pt, onde as deformações tanto são perpendiculares como paralelas aos movimentos das placas, como se a fenda estivesse a ser puxada em várias direções ao mesmo tempo.

A Terra é o único planeta com placas tectónicas. Mas porquê?

A nova pesquisa baseou-se em modelos 3D que indicam que esta deformação paralela resulta da Superpluma Africana, uma ressurgência do manto quente das profundezas do nosso planeta, que leva o calor até à superfície.

Esta ressurgência de rocha parcialmente derretida estende-se do Sudoeste ao Nordeste da África, tornando-se mais rasa ao longo do caminho e moldando o fluxo do manto abaixo, escreve o Science Alert.

A mesma Superpluma Africana é provavelmente responsável por parte da anisotropia sísmica – alinhamento de rochas numa determinada direcção em resposta a forças geológicas no manto – que ocorre por baixo do Grande Vale, conforme já foi observado anteriormente pelos investigadores noutro estudo.

O Grande Vale do Rift estende-se ao longo de 6400 quilómetros e os cientistas acreditam que, ao longo de milhões de anos, dividirá a África em dois continentes, com um novo oceano no meio.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1125 de 21 de Junho de 2023.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 jun 2023 7:29

Editado porAndre Amaral  em  24 jun 2023 7:29

pub
pub.

Rotating GIF Banner

pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.