Hoje, gerações de praticamente todas as culturas juram pelos benefícios da canja de galinha.
A canja de galinha, conta o site zap.aeiou.pt, como terapia pode ser rastreada até 60 d.C. e Pedanius Dioscorides, um cirurgião militar que serviu sob o imperador romano Nero, e cuja enciclopédia médica de cinco volumes foi consultada por curandeiros durante mais de um milénio. Mas as origens da canja de galinha remontam a milhares de anos antes, à China antiga.
Então, com a época de gripes e constipações em pleno andamento, vale a pena perguntar: existe alguma ciência que apoie a crença de que ajuda? Ou a canja de galinha serve apenas como um placebo reconfortante, ou seja, proporcionando benefícios psicológicos enquanto estamos doentes, sem um benefício terapêutico real?
O que dá à sopa esse sabor distintivo é o “umami” – a quinta categoria de sensações gustativas, juntamente com o doce, salgado, azedo e amargo. É frequentemente descrito como tendo um sabor “carnudo“.
Melhoria do apetite, melhor digestão
Segundo a mesma fonte, isto faz sentido, porque os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas, e o aminoácido glutamato é encontrado em alimentos com o sabor umami. Nem todos os alimentos umami são carne ou aves; queijo, cogumelos, miso e molho de soja também o têm.
Estudos mostram que o sabor, afinal, é fundamental para as propriedades curativas da canja de galinha. Nos casos de pacientes com doenças respiratórias superiores, muitos deles estão subitamente a comer menos ou não comem de todo.
Isto ocorre porque as doenças agudas desencadeiam uma resposta inflamatória que pode diminuir o seu apetite. Não ter vontade de comer significa que é improvável que obtenha a nutrição de que precisa, o que dificilmente é uma receita óptima para a saúde imunitária e a recuperação da doença.
Mas evidências sugerem que o sabor umami na canja de galinha pode ajudar a estimular um maior apetite. Os participantes de um estudo disseram que se sentiram mais famintos após o primeiro gosto de uma sopa com sabor umami adicionado pelos investigadores.
Em suma, a ciência mais recente sugere que a canja de galinha – embora não seja uma cura absoluta para gripes e constipações – realmente ajuda na cura. Parece que a avó tinha razão mais uma vez.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1143 de 25 de Outubro de 2023.