Investigadora cabo-verdiana é uma das vencedoras do Prémio L'Oréal-UNESCO

PorExpresso das Ilhas,9 nov 2023 11:02

A investigadora de pós-doutoramento no programa “Envolve Ciência PALOP”, Pâmela Borges, é uma das vencedoras do Prémio L'Oréal-UNESCO 2023 para mulheres na ciência.

“Muito feliz em partilhar que sou uma das 30 vencedoras do prestigiado PrémioL'Oréal-UNESCO #ForWomenInScience Young Talents Sub-Saharan Africa 2023 Awards tendo sido uma das 5 pós-doutoradas selecionadas”, escreveu Borges na sua página de Facebook.

Pâmela Borges é doutorada em Biociências Moleculares e desenvolveu o projecto “Caracterização do perfil clínico e fenotípico do cancro da mama de mulheres cabo-verdianas”.

O projecto proposto pela biomédica pretende estudar o perfil do cancro da mama na população cabo-verdiana.

Também integra o programa “Envolve Ciência PALOP”, financiado pela Fundação Gulbenkian, cujo objectivo é apoiar jovens investigadores que queiram iniciar a carreira de investigação em Cabo Verde.

Recentemente, foi uma das cinco selecionadas nos PALOP para receber o apoio da Fundação Gulbenkian e Fundação” la Caixa” na área da oncologia com um projecto que visa, através da melhoria de equipamentos e implementação de técnicas avançadas no recente Laboratório de Biologia Molecular do Hospital Universitário Agostinho Neto, permitir a realização de testes genéticos para apoiar e orientar as decisões terapêuticas, a seleção personalizada do tratamento e a monitorização em doentes cabo-verdianos com cancro.

Os Prémios L'Oréal-UNESCO para mulheres cientistas visam promover a posição das mulheres na ciência ao reconhecer investigadoras de destaque que contribuíram para o progresso científico.

Anualmente, cinco mulheres premiadas são reconhecidas pelas suas contribuições para o avanço da ciência, nas Ciências da Vida ou nas Ciências Físicas, a Matemática e a Informática em anos alternados.

Os prémios são resultados de uma parceria entre a indústria de cosméticos francesa L'Oréal e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com um valor monetário de 100 mil dólares americanos.

A cada ano um júri internacional seleciona, de forma alternada entre ciência da saúde e ciência dos materiais, uma laureada de África e Oriente Médio; Ásia-Pacífico; Europa; América Latina e Caraíbas; América do Norte (desde 2000).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,9 nov 2023 11:02

Editado porAndre Amaral  em  10 nov 2023 12:01

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.