Vitamina B12 é fundamental na reprogramação de células e regeneração de tecidos

PorExpresso das Ilhas,26 nov 2023 8:35

Diminuição da vitamina torna-se um factor limitante que atrasa e prejudica alguns aspectos do processo de reprogramação. Para que o ADN das células inicie a reparação dos tecidos, a B12 é fundamental, verificou novo estudo.

O trabalho, publicado esta quinta-feira na revista Nature Metabolism, concentrou-se na investigação do papel da B12 na reprogramação celular, um processo que se considera imitar as primeiras fases da reparação de tecidos.

Com os dados em cima da mesa, a equipa de investigadores do IRB Barcelona, liderada por Manuel Serrano, descobriu que a reprogramação celular em ratos consome grandes quantidades de vitamina B12, e que a sua diminuição se torna um factor limitante que atrasa e prejudica alguns aspectos do processo de reprogramação.

“A nossa pesquisa revela o papel crítico que a vitamina B12 desempenha na reprogramação celular e na regeneração de tecidos”, salienta Manuel Serrano numa nota de imprensa publicada no site do IRB Barcelona.

“Estes resultados são promissores para a medicina regenerativa, com potencial para beneficiar os pacientes através de uma melhor nutrição”, acrescenta o investigador.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1147 de 22 de Novembro de 2023.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,26 nov 2023 8:35

Editado porFretson Rocha  em  26 nov 2023 8:35

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.