Todas as partes do seu corpo envelhecem, e o pénis não é excepção.
Alterações na aparência ou no funcionamento do seu pénis podem ser sinais de problemas de saúde subjacentes e podem afectar a sua qualidade de vida. Por isso, é importante entender quais mudanças são normais e quando é necessário procurar ajuda.
Eis o que pode esperar que aconteça com o seu pénis à medida que envelhece, e quando deve estar preocupado.
O meu pénis vai encolher?
Não há evidência definitiva de que o comprimento e a grossura do seu pénis mudem naturalmente com a idade, apesar do que possa ler.
Isto deve-se ao facto de não haver nenhum estudo que acompanhe os mesmos adultos e as medidas do seu pénis ao longo de décadas; os estudos existentes apenas comparam o tamanho do pénis entre diferentes adultos de diferentes idades.
Ainda terei erecções?
A disfunção eréctil afecta 15% dos homens na casa dos 50 anos e até quase 90% dos homens com mais de 80, segundo um estudo inglês com mais de 6000 pessoas. Condições de saúde existentes aumentam significativamente o risco, e o risco mais do que duplicou naqueles que classificaram a sua saúde como razoável a má.
Medicamentos como sildenafil (Viagra) e tadalafil (Cialis) podem ajudar. Mas eles não revertem os danos subjacentes nos vasos sanguíneos e nervos que causam a disfunção eréctil. Eventualmente, outros tratamentos – como injecções ou bombas penianas – podem ser opções.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1148 de 29 de Novembro de 2023.