Primeiro módulo de aterragem lunar do Japão entra na órbita da Lua

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 dez 2023 9:20

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) anunciou que o módulo lunar, lançado em Setembro, com o qual pretende fazer a primeira aterragem do país na Lua, entrou com sucesso na órbita lunar.

O módulo SLIM "entrou com sucesso na órbita lunar em 25 de Dezembro de 2023, às 16:51" (06:51 de segunda-feira em Cabo Verde), anunciou a JAXA, em comunicado.

"A mudança de órbita foi alcançada de acordo com o plano prescrito e a nave espacial está em condições normais", acrescentou.

A nave deverá iniciar, em meados de Janeiro, as adaptações necessárias para aterrar na superfície da Lua, o que, se tudo correr como previsto, deverá acontecer entre 20 e 21 de Janeiro.

Este módulo SLIM, lançado a 07 de Setembro juntamente com o satélite de investigação galáctica XRISM, que faz parte de uma missão separada coordenada entre a JAXA, a NASA e a Agência Espacial Europeia, é mais uma tentativa do Japão para fazer a primeira aterragem lunar bem sucedida, depois de vários fracassos.

O módulo de aterragem vai tentar aterrar na superfície lunar perto da cratera Shioli, perto do equador lunar, numa tentativa de fazer "a aterragem mais precisa" até à data, disse a JAXA, aquando do lançamento.

O aparelho vai captar imagens para utilizar no projecto de exploração lunar Artemis, que visa facilitar o regresso do homem à Lua e, em última análise, a exploração de Marte.

Se for bem-sucedido, o Japão será o quinto país a aterrar um veículo na Lua, depois da antiga União Soviética, dos EUA, do Canadá e da Índia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 dez 2023 9:20

Editado porAndre Amaral  em  26 dez 2023 9:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.