Parque Tecnológico escolhe parceiros para incubação de ‘startups’

PorExpresso das Ilhas, Lusa,16 out 2024 7:44

O Techpark de Cabo Verde lançou um concurso para selecionar parceiros privados que venham a implementar e gerir o programa de incubação para ‘startups’ tecnológicas, de acordo com o anúncio consultado esta terça-feira pela Lusa.

O objectivo é apoiar 100 ‘startups’ – novas empresas, inovadoras e com potencial de crescimento – com foco em Cabo Verde, África Ocidental e países africanos lusófonos e nas áreas de turismo, economia azul, cibersegurança, governança electrónica e ‘fintech’.

A empresa contratada será responsável por desenhar, implementar e gerir o programa que, após dois anos, deverá ser sustentável, com a possibilidade de um acordo de concessão para o terceiro ano.

O concurso decorre até final do mês.

A incubação de novas ideias e empresas é uma das componentes do parque tecnológico em instalação na Praia, e que inclui infra-estruturas tecnológicas, como ‘data centers’, bem como programas de promoção de empreendedorismo.

O Governo publicou no início deste mês a nova Estratégia de Economia Digital do arquipélago.

O documento prevê, até 2030, transformar Cabo Verde “numa nação digital, promovendo a inclusão, a inovação e a competitividade económica, aproveitando as tecnologias emergentes para o desenvolvimento sustentável e impulsionando uma economia ‘cashless’ [sem dinheiro físico]”.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,16 out 2024 7:44

Editado porSara Almeida  em  16 out 2024 7:44