Com uma potência instalada de 412 kWp, a central está localizada na zona de Toril, na cidade de Porto Inglês. O processo de comissionamento, iniciado a 5 de Agosto, terminou no passado fim de semana, marcando o arranque oficial de uma infraestrutura que reforça o compromisso da APP com a promoção das energias limpas em Cabo Verde.
Durante os dois meses e meio de testes, a central gerou 125 MWh de energia eléctrica, o que permitiu evitar o consumo de cerca de 35 mil litros de gasóleo na central térmica da ilha.
Construída num terreno de 2,1 hectares, a central solar é composta por 756 módulos fotovoltaicos.
Com uma produção específica estimada de 1.660 kWh/kWp, prevê-se que a central gere 684 MWh por ano, o equivalente a 17% da procura energética actual da ilha. Este contributo permitirá poupar anualmente 64 toneladas de combustíveis fósseis e evitar a emissão de 376 toneladas de dióxido de carbono (CO₂).
A Central Solar do Maio integra um projecto mais amplo executado pela APP, que inclui a construção de cinco centrais solares fotovoltaicas nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Fogo, Brava e Maio. No total, estas infraestruturas somam uma potência instalada de 4.788 kWp e uma geração anual estimada de 8.302 MWh, reforçando a aposta da empresa em soluções energéticas sustentáveis para o país.
homepage







