As sobrancelhas, mais do que se pode imaginar, desempenham um papel fundamental no contorno e moldura do rosto e, principalmente, das expressões. Têm o poder de realçar enormemente os olhos e a beleza da mulher. Portanto o seu design e cuidado é algo a se ter em conta na rotina diária de beleza. Se muito finas ou falhadas, podem envelhecer ou dar um ar cansado, com os olhos a parecerem inchados e cansados, enquanto que, se bem torneadas e cheias, chegam a dar uma aparência mais jovial e saudável.
É muito comum ver pessoas com as sobrancelhas feitas de formas que não favorecem tanto, num super esforço de desenhá-las que acaba por ficar forçado, com um resultado artificial e envelhecido, além de contribuir para a perda acelerada de pêlos nessa área.
Embora sempre se sigam algumas tendências da moda, da estética do país e da cultura, o ideal é manter o desenho mais próximo possível do natural, seguindo os contornos que a sobrancelha delinea. Actualmente está muito em voga a sobrancelha “boyfriend” que privilegia os pêlos rebeldes e desarrumados mas mantendo um contorno mínimo que seja mais feminino. A tendência do momento é o desenho mais natural possível.
É importante iluminar e realçar a região dos olhos, eliminando só o excesso necessário, nas partes sem definição, com pêlos ralos e desordenados. Isto sem afinar muito a sobrancelha mas tentando atingir um desenho sem falhas e criando espaço e leveza na região dos olhos, especialmente quando não o há tanto, mas tentando respeitar o formato da sobrancelha.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 757 de 31 de Maio de 2016.