No outro dia, ao contornar uma das rotundas da Capital, reparei nos cactos que eram a peça central do paisagismo da rotunda.
Estes cactos, chamados de Nopales, têm folhas largas e achatadas que contêm um líquido parecido com o encontrado dentro das folhas do aloé vera e que é rico em propriedades nutritivas e medicinais. As folhas e o fruto são muito usados na culinária e medicina natural da América do Sul e dos Estados Unidos, devido à grande influência Mexicana.
O Cacto Nopal é rico em Riboflavina, Vitamina B6, Magnésio, Manganês, Cobre, Ferro, fibra, Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K, Cálcio e Potássio. É um remédio milagroso para várias mazelas, desde o auxílio à digestão e aceleração do metabolismo à inflamação, prevenção de cancro e controle do nível de glucose no sangue.
Hoje em dia é uma das tendências na indústria da cosmética devido aos inúmeros benefícios para a pele e o cabelo, além da rápida absorção e retenção da hidratação na pele. Para a pele tem efeito adstringente, calmante, hidratante, emoliente e anti-inflamatório, tornando-o perfeito para o uso no tratamento de irritação da pele, acne e rugas, melhorando consideravelmente o aspecto geral e a saúde da pele.
O processo de tratamento da folha do cacto para uso é similar ao do aloé vera. Corta-se uma folha, retiram-se os espinhos, lava-se a folha e abre-se para retirar o líquido, que tem uma consistência viscosa.
Segue uma receita de máscara para o rosto e outra de máscara para a pele do corpo e cabelo.
Máscara para o rosto
Ingredientes
1 folha de cacto nopal
1/2 limão
1 colher de mel de abelha
Retira-se o líquido do cacto e mistura-se tudo com liquidificador ou varinha mágica e depois aplica-se sobre a pele e deixa-se por 30 mn, lavando-se depois o rosto com água morna.
Máscara para pele do corpo e cabelo
Ingredientes
1 folha do cacto nopal
2 colheres de óleo de amêndoas doces
Retira-se o líquido do cacto e mistura-se com o óleo no liquidificador e passa-se no cabelo ou na pele do corpo, deixando actuar por cerca de 30 mn ou mais, se se preferir, retirando-se depois no banho normalmente.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 775 de 05 de Outubro de 2016.