O gengibre, raiz com inúmeros benefícios utilizada largamente desde a antiguidade, pode ser um poderoso ingrediente quando se trata de cuidar da pele. No verão o desafio com a pele é maior e exige um especial cuidado para quem tem pele oleosa e irritada, com acne e cicatrizes ou manchas. Devido a uma alta concentracão de vitaminas (C, B1, B2) e minerais (ferro, magnésio, fósforo, cálcio, zinco, potássio, etc) o gengibre tem um forte efeito quando usado na pele, contribuindo para a cicatrização e regeneração, limpeza, tonificação e aumento da elasticidade da pele, redução de rugas, manchas e marcas de expressão, redução de inflamações e eliminação de borbulhas, revitalização, etc.
Aqui estão duas máscaras para pele oleosa que podem ser feitas em casa para uso regular:
Gengibre – 5g
Sumo de limão – 5ml
Argila branca ou verde -20g
Misture tudo com varinha mágica e aplique na pele, deixando actuar até secar completamente. Depois lave o rosto com água morna e passe um tónico facial (chá gelado de hortelã, por exemplo). Esta máscara ajudará a clarear as manchas e equilibrar as diferentes tonalidades da pele do rosto, secar e curar as espinhas e refrescar a pele, diminuindo a oleosidade. Este tratamento pode ser feito 2 a 3 vezes por semana.
Gengibre – 20g
Azeite – 1colher de sopa
Sumo de limão – 15 ml
Yogurte natural – 10 ml
Misture todos os ingredientes e aplique na pele por cerca de 15 a 20 mn. Lave com água morna e aprecie o efeito calmante, revitalizante e hidratante que esta máscara tem na pele.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 809 de 31 de Maio de 2017.