Alimentos que funcionam como laxantes naturais

PorRendy Santos,13 nov 2017 6:34

Os laxantes são os verdadeiros combatentes da prisão de ventre. Surpreendentemente, existem muitos laxantes naturais disponíveis que podem ser tão eficazes como os produtos de farmácia. Inclua-os na sua dieta, para se sentir mais leve ao longo do dia.

A maioria da fruta é relativamente rica em fibra, tornando-se numa óptima opção para este mal-estar. Não obstante, os frutos vermelhos (morangos, mirtilos e amora) são, em particular, muito ricos em fibra solúvel que ajudam a combater a prisão de ventre.

As leguminosas (feijão, grão de bico, lentilhas, ervilhas e amendoins) são ricas em fibras, o que pode favorecer a regulação intestinal. Comer legumes pode ajudar a aumentar a produção do ácido butírico, um tipo de ácidos gordos que podem agir como um laxante natural.

Vegetais de folha verde, como espinafres ou couve, são riquíssimos em nutrientes, pois fornecem uma boa quantidade de vitaminas, minerais e fibras com relativamente poucas calorias. Também são ricos em magnésio. Este é o ingrediente principal em muitos tipos de laxantes, uma vez que ajuda a extrair água para os intestinos e, assim, ajuda a passar as fezes.

As maçãs são ricas em fibras. Além disso, estão repletas de pectina, um tipo de fibra solúvel que pode actuar como um laxante.

O farelo de aveia, produzido a partir das camadas externas do grão de aveia, é rico em ambas as fibras –solúvel e insolúvel, tornando-se uma boa escolha como um laxante natural.

Os kiwis têm um alto teor de fibra, tanto solúvel como insolúvel. Também contêm pectina, que tem sido interpretada como um laxante natural.

Para algumas pessoas o consumo de café pode aumentar a vontade de ir à casa de banho. Esta bebida estimula os músculos do cólon, que podem produzir um efeito laxante natural. Isto é, em grande parte, devido aos efeitos do café sobre a gastrina, uma hormona libertada após o seu consumo. A gastrina é responsável pela secreção do ácido gástrico, que ajuda a quebrar os alimentos no estômago e aumenta o movimento dos músculos intestinais.

A água é essencial para manter-se hidratado, para uma boa saúde em geral e para manter a flora intestinal regulada em particular. Vários estudos garantem que a hidratação ajuda a aliviar a prisão de ventre, melhora a consistência das fezes e facilita a passagem.

 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 832 de 08 de Novembro de 2017. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Rendy Santos,13 nov 2017 6:34

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  10 nov 2017 14:26

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.