Projecto Plus Size Life luta contra bullying nas escolas

PorExpresso das Ilhas,18 jan 2018 11:15

Nathaly Soares
Nathaly Soares(Plus Size Life)

Nasceu como um blogue pessoal e é agora um movimento que luta contra o preconceito e a discriminação baseados na aparência física. Nathaly Soares quer mudar mentalidades e leva à sua mensagem a escolas para desencorajar o bullying.

Foi há pouco mais de três anos que Nathaly Soares, 30 anos, decidiu criar o blogue Plus Size Life para escrever sobre a sua experiência enquanto obesa e a construção do seu amor-próprio. Paralelamente, criou uma página no Facebook  para divulgar o blogue onde, para além dos textos confessionais sobre o seu processo de superação e motivação a outras mulheres na mesma situação, partilhava fotografias de “looks” e de prática de exercícios físicos para inspirar a aceitação mas também o cuidar de si mesmo.

Hoje, o que começou por ser uma jornada pessoal e solitária evolui para um projecto organizado, com colaboradores e vários desdobramentos. Alvo de bullying desde a infância a jovem, formada em Direito, tem se deslocado a escolas secundárias para passar a sua mensagem. Através das palestras Plus Size Life fala aos estudantes sobre como enfrentar a pressão para se encaixar nos padrões estéticos ditados pela sociedade, sobre auto-aceitação e auto-estima e também sobre bullying e as consequências negativas que o assédio moral provoca na vida de adolescentes, causando marcas que muitas vezes ficam até à vida adulta.

“Decidi que a vida ganharia mais sentido se, para além de aprender a me amar, ajudasse os outros a alcançar o amor-próprio. Afinal, as minhas conquistas não foram resultado de um trabalho solitário, muitos foram aqueles que me ajudaram”, reconhece Nathaly Soares num dos seus posts.

Na página do projecto a adesão chega a quase 5 mil “Gostos” e os comentários são apreciativos e encorajadores.

Mais recentemente a jovem tem expandido a sua mensagem através do slogan “Cultivamos o amor-próprio” que diz resumir e identificar todo o seu trabalho.

Parte importante deste trabalho é também direccionado a jovens mulheres, que são as que mais pressões quanto a padrões de beleza estabelecidos enfrentam. Para incentivar ainda mais estas mulheres a “saírem do armário” e assumirem o seu corpo como belo, Nathaly criou a rubrica Diva do Mês, onde a cada mês é partilhado um ensaio fotográfico com uma modelo (amadora) “plus size”.

A aceitação tem sido tal que as “divas” já desfilam nas passarelas, tendo recentemente participado no evento de moda White Fashion, durante a Noite Branca, e no primeiro concurso Miss Plus Size organizado na capital.

O próximo passo já foi dado: chamar os homens “plus size” para a causa. O projecto Plus Size Life já tem “divos” e, embora em Cabo Verde os homens que vestem XL e XXL enfrentem menos rejeição ou pressões do que as mulheres, eles também são chamados a enfrentar o preconceito e a discriminação.

“O Plus Size Life não é só para o gordo, mas sim para todos. Incentivamos o amor-próprio de todos os biótipos: magro, gordo, baixo, alto, ruivo, loiro, moreno, cabelos crespos ou lisos…”, brinca a dona da iniciativa, falando sério.

Com muitos planos para este ano, Nathaly Soares pretende fazer chegar a sua mensagem para uma plus size life feliz e saudável ao máximo de pessoas possível e ver acontecer a mudança. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,18 jan 2018 11:15

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  18 jan 2018 11:15

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.