“Black Panther” domina box office e vira febre

PorExpresso das Ilhas,19 fev 2018 14:29

O filme “Black Panther” da Marvel Entertainment estreou este fim de semana nos Estados Unidos tendo arrecadado 192 milhões de dólares (USD) durante o fim-de-semana no mercado interno, tornando-se a maior estreia no cinema em Fevereiro. A história protagonizada pelo super-herói originário da fictícia nação africana Wakanda está a entusiasmar plateias e é ansiosamente aguardada em muitos países.

Internacionalmente, o filme já arrecadou 169 milhões USD. A expectativa de receita para a estreia mundial é de 361 milhões USD, o que deverá ser facilmente alcançado e até superado assim que estrear nos principais mercados internacionais China, Japão e Rússia.

Nas redes sociais tem sido evidente o bom acolhimento que T’Chala, o Pantera Negra criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1966, está a obter. Milhares de posts e partilhas, memes, e selfies daqueles que foram à estreia. A avaliação positiva já está registada no popular site Rotten Tomatoes onde o score do filme é de 97%, o que faz desta uma das melhores avaliações de filmes de super-heróis de sempre naquela plataforma.

A revista Rolling Stone reservou a capa da sua mais recente edição ao filme, com o actor Chadwick Boseman, o protagonista, em destaque e o titulo “Black Panther Revolutions”. A influente publicação diz que Chadwick Boseman e Ryan Coogler (o realizador e co-argumentista) criaram o mais radical filme de super-heróis de todos os tempos e celebra o facto de ninguém ter caído no erro de repetir a “whitewashing” (“branqueamento”) registada no filme “Deuses do Egipto” - só para citar um exemplo mais recente.

RS
RS

Também a New Yorker traz artigos a analisar o blockbuster e põe foco na carga política contida no filme. “"Black Panther" funde o reino imaginário dos personagens da Marvel com a história mundial, a política contemporânea e, especificamente, a experiência dos negros nos Estados Unidos”, destaca a publicação cultural.

Já a CNN diz que o filme “ultrapassou as maiores expectativas das bilheteiras, ao mesmo tempo que rompeu barreiras cinematográficas e marcou um ponto de viragem na evolução do género”.

A febre “Black Panther” chegou também á prestigiada New York Fashion Week onde Lupita N’Yongo, uma das mais influentes hit girls de Holywood, desde que se destacou em “Doze Anos Escravo”- e que no filme da Marvel/Disney interpreta Nakia – marcou presença.

Dez estilistas convidados do NYFW inspiraram-se na história do filme e seus personagens para criar uma colecção especial que foi exibida num evento intitulado “Wellcome to Wakanda” a que assistiram mais de mil pessoas.

O Brasil é um dos maiores mercados da Marvel onde não só as bandas desenhadas de super-heróis da editora sempre tiveram milhões de fiéis leitores como os filmes com selo Marvel sempre tiveram bons resultados de bilheteira sem falar no merchandising.

Um fã dos Comics da Marvel, e particularmente do personagem Pantera Negra, é o rapper Emicida que em todas as vertentes da sua carreira procura enaltecer a herança negra/africana. O rapper – que actua esta semana em São Paulo ao lado do cabo-verdiano Mário Lúcio – lançou por estes dias um novo tema e respectivo vídeo a homenagear o Black Panther e esteve inclusive em Los Angels para a ante-estreia do filme da Marvel sobre o super-heróis africano.

Mas nem tudo são rosas. O filme já está a incomodar alguns e durante o fim-de-semana de estreia surgiram nas redes sociais posts feitos por trolls (perfis falsos criados para sabotar, disseminar fake news e criar conflitos) a inventar ataques de jovens negros e espectadores em algumas sessões nos EUA.

Black Panther está a ser aguardado com grande expectativa pelos cinéfilos cabo-verdianos apreciadores dos filmes de super-heróis. A estreia no Cine Praia (Praia Shopping) deverá acontecer em Março.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,19 fev 2018 14:29

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 fev 2018 14:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.