Março é um mês feminino e as mulheres cabo-verdianas têm muito mais razões para o considerar assim, pois são-lhes reservados dois dias de comemoração.
A efectivação da Women in Music vai ter lugar este ano, no Zero Point Art. Xiomara Ineida Moniz, Ana Lisboa, Ella Barbosa, Hélida Barros completam o elenco de artistas femininos escalonadas para actuar no show de “elas”. Além da música, seis vozes femininas abrilhantarão a noite de 29, mas a dar palestras. No evento vão estar presentes entidades e representantes de instituições que promovem a igualdade do género.
A iniciativa da RS Eventos foi inspirada com a participação de Edson dos Santos na rede Yali Network, promotora de formações online e em particular do empreendedorismo para mulher, que está inserido dentro do projecto Africa For Her. “Lançam um desafio de você, homem, ajudar uma mulher que esteja ao seu lado a ser empreendedora, promovendo a igualdade do género”, conta dos Santos.
No palco vão-se ouvir apenas vozes femininas, mas com alguma colaboração masculina. “O meu desejo era montar uma banda composta apenas por mulher, mas infelizmente não foi possível”, frisa Edson Cabral dos Santos, salientando que o espectáculo vai ser o mais acústico possível, visto que não foi possível alinhar mais que duas mulheres guitarristas.
Nos Estados Unidos de América, a Women in Music é organizada com a intenção de homenagear o papel das mulheres no sector da música, mais precisamente como compositoras, artistas instrumentais, cantoras, estudiosas da música, educadoras de música, críticas de música, entre outras facetas.
Além disso, descreve movimentos de música (por exemplo, música feminina, que é escrita e realizada por mulheres e para mulheres), eventos e géneros relacionados a mulheres, questões femininas e feminismo.