Ouvir boa música e... ajudar a enfrentar um cancro

PorExpresso das Ilhas,5 abr 2018 17:17

Jovens talentos e solidários
Jovens talentos e solidários©Nilson Varela

Diz o ditado que quem canta os seus males espanta. Mas amanhã, sexta-feira, Hilário Silva, Romeu di Lurdis, Djam Neguin, Xiomara e Ella Barbosa vão cantar para ajudar espantar o mal que aflige Eloisa Sud, uma mãe doente com cancro e que precisa de 500 mil escudos para a cirurgia que lhe pode salvar a vida.

Residente em Ponta d´Agua, na cidade da Praia, Eloisa Sud tem 37 anos e é mãe de duas crianças. No ano passado, após dois meses de internamento no Hospital Agostinho Neto, foi-lhe diagnosticado um cancro.

Na altura a família conseguiu reunir recursos para que Eloisa viajasse a Dakar em busca de tratamento. Ali, um novo diagnóstico revelou um cenário ainda mais agravado: o cancro estava já nos dois ovários e a cirurgia para a sua remoção foi avaliada em 500 mil escudos.

Dado que este montante supera as possibilidades desta família humilde, Eloisa regressou ao país. Mas não desistiu de lutar, pois há ainda esperança. Desde então, tem procurado ajuda de amigos e conhecidos para conseguir reunir a quantia necessária para a operação que lhe poderá salvar a vida.

E é aqui que surge o grupo de amigos que, sensibilizados com o caso desta mãe, está a empenhar esforços para conseguir o montante que Eloisa precisa para fazer frente à sua desafortunada situação.

'O grupo', como informalmente se denominam, formou-se em 2016 quando um amigo em comum sofreu um acidente que lhe pôs em risco de perder a visão. Mobilizaram-se e, a partir de uma campanha nas redes sociais, de contactos com outros amigos e engajamento de artistas como Big Z e Di De Pina e da produtora Clacket, conseguiram então o valor necessário para que o afectado fosse operado. Empresas públicas e privadas também contribuíram.

Desde então Elisângela Alves, Amilton Maurício Gomes, Patrícia Macedo e Érica Ridala decidiram que poderiam colocar o seu tempo e as suas capacidades para ajudar o próximo. E foi assim que lhes chegou o caso de Eloisa.

“Resolvemos como grupo fazer algo para ajudá-la. Reunimo-nos e chegamos à conclusão que teria de ser algo em que pudéssemos reunir a quantia, se não toda pelo menos parte, de uma forma rápida. E tivemos a ideia de fazer um evento musical onde alguns artistas se pudessem juntar, voluntariamente, a esta causa”, explicam, os elementos deste grupo que tem planos de, em breve, constituir-se em Associação.

E foi assim que conseguiram que o restaurante Alkimist doasse o seu espaço a custo zero, que a empresa de festas e espectáculos Sigui Sabura oferecesse os bilhetes e que a produtora de eventos e de agenciamento artístico Yakuarella engajasse um grupo de artistas para actuar.

Hilário Silva, Romeu di Lurdis, Djam Neguin, Xiomara e Ella Barbosa são os cantores que vão emprestar as suas vozes e os seus temas para criar uma noite encantada onde para além do valor a arrecadar para esta boa causa pretendem também inspirar boas energias a canalizar para a plena recuperação de Eloisa.

“Foi simples abraçar esta causa”, diz Djam Neguin, artista e também criador da Yakuarella.

“ Sempre que posso colocar a arte ao serviço de algo mais que não apenas a fruição, faço-o. É uma situação sensível e se podermos ajudar é bom”, acrescenta, dando voz aos companheiros de palco.

evento beneficiente está marcado para amanhã, 6 de Abril, pelas 20h no Alkimist. As pulseiras de acesso já estão a ser vendidas na Casa dos Sabores (Palmarejo), pelo site Compra com Garantia e pelos elementos do grupo, através do contacto 930 77 52. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,5 abr 2018 17:17

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 abr 2018 17:17

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.