Dia Mundial da Escrita à Mão. Como surgem estas datas?

PorExpresso das Ilhas,26 nov 2018 11:57

.
.

Sabia que hoje é o dia conhecido por Cyber Monday (dia em que, em alguns países, lojas e marcas de produtos informáticos oferecem descontos nos seus produtos). E que há um Dia Internacional da Comida Picante (16 de Janeiro)? Mas afinal, quem cria um Dia Mundial ou Dia Internacional?

Bem, actualmente a maior parte dos Dias Mundiais ou Internacionais têm sido estabelecidos pelas Nações Unidas e os seus organismos. Mas os parlamentos (ou congressos) dos países também têm a tradição de estabelecer dias nacionais que, em muitos casos, acabaram por se tornar internacionais ao serem adoptados por outros países.

A Igreja Católica não se ficou atrás e ao longo dos séculos foi instituindo uma série de dias, sobretudo os dedicados aos Santos. E claro, há o Dia de Natal e Dia de Páscoa em que se assinala, respectivamente, o nascimento e morte de Jesus.

Contudo, a sociedade civil também tem iniciativa. Partindo de acontecimentos marcantes ou como forma de homenagear figuras relevantes, reconhecer a utilidade de algum objecto ou serviço, e sobretudo como forma de advocacia e de sensibilizar e criar consciência sobre algum assunto, cria-se o dia especial. Propagando-se a efeméride a outros territórios, acaba por ganhar o título de Dia Mundial ou Dia Internacional. Daí não se estranhar que exista um Dia Mundial Contra o Bullying. Ou o Dia Internacional da Criança Inocente Vítima de Agressão.

Assim, pode-se dizer que existem os Dias Mundiais/Internacionais formais/oficiais e os informais/extra-oficiais. E nesta última categoria parece não haver limites. Existem entusiastas dos dias mundiais que se dedicam a fundo a criar datas para comemorar tudo e mais alguma coisa. Nos Estados Unidos da América, uma aficionada dos dias comemorativos já criou mais de 2000 Dias Mundiais, assinalando desde o Dia Mundial do Olá (6 de Fevereiro) ao Dia Mundial de Levar um Artista Faminto a Comer (2 de Julho).

Deixamos-lhe com algumas datas assinaladas como Dia Mundial ou Dia Internacional, umas oficiais outras mais informais, umas mais célebres outras menos conhecidas e algo caricatas.

Dia Mundial da Paz (1 de Janeiro)

Dia Mundial da Nutella (5 de Fevereiro)

Dia dos Namorados (14 de Fevereiro)

Dia Internacional da Mulher (8 de Março)

Dia das Mentiras (1 de Abril)

Dia Mundial do Livro (23 de Abril)

Dia Internacional da Criança (1 de Junho)

Dia Internacional da Prostituta (2 de Junho)

Dia Internacional da Cerveja (3 de Agosto)

Dia Internacional de Falar como um Pirata (19 de Setembro)

Dia Mundial do Pão (16 de Outubro)

Dia Internacional da Preguiça (7 de Novembro)

Dia Mundial da Casa de Banho (19 de Novembro)

Dia das palavras Cruzadas (21 de Dezembro)

Em Cabo Verde um dos dias mundiais que mais confusão causa é o Dia das Mães. Durante muito tempo foi assinalado, à semelhança de Portugal e outros países europeus, no 1º Domingo de Maio. Com a crescente influência da cultura brasileira – através da entrada da TV Record – cada vez mais pessoas passaram a comemorá-lo no 2º Domingo de Maio, como acontece no Brasil e outros países americanos. Assim, em Cabo Verde o Dia das Mães celebra-se duas vezes seguidas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,26 nov 2018 11:57

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 nov 2018 11:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.