Blue Monday. O dia mais deprimente do ano.

PorExpresso das Ilhas,21 jan 2019 11:37

Sabia que a terceira segunda-feira do mês de Janeiro é considerado o dia mais deprimente dos 365 que fazem um ano? Porque será?

A terceira segunda-feira do primeiro mês do ano é chamada de Blue Monday (Segunda-feira Azul) por, alegadamente, ser o dia mais triste e deprimente de qualquer ano. 

Segundo a Wikipedia, esta ideia foi pela primeira vez divulgada em 2005 quando a empresa Sky Travel, especializada em férias, informou ter feito cálculos a partir de equações que resultaram nessa constatação de que a segunda-feira da terceira semana de Janeiro é o dia  mais "blue" (expressão inglesa associada á tristeza e melancolia) de todos. 

A má fama deste dia fica-se a dever ás condições climatéricas -  especialmente no hemisfério norte onde os termómetros registam temperaturas baixíssimas e muita gente sente-se desencorajada de sair de casa - ao volume das dívidas com que muitos iniciam o ano, o tempo que ainda falta para receber o salário, a constatação de que as resoluções do ano novo começam a não serem cumpridas, etc.

Wikipedia
Wikipedia" ]<="" p="" style="width: 301px;

A fórmula criada por Cliff Arnal

A mesma pessoa que fez os "cálculos" que determinaram o Dia Mais Triste do Ano  - o professor Cliff Arnal - também diz ter calculado o Dia Mais Feliz do Ano. Não, não é o Natal. Nem o  dia de Ano Novo. Trata-se do dia do solistício de Verão, geralmente a  21 ou outro dia até 24 de Junho. Este ano calha a 21 de Junho, uma sexta-feira.

Entretanto, autoridades académicas já têm chamado atenção para o facto desta ideia do Dia Mais Triste do Ano, e os cálculos usados para o definir, serem pseudo-ciência e portanto sem valor cientifico real. Instituições como a Mental Health Foundation lançaram alertas nesse sentido e a esclarecer que pessoas que sofrem distúrbios mentais, como depressão, tendem a experimentar picos ao longo do ano e não em um dia específico, como a tal segunda-feira de má fama.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,21 jan 2019 11:37

Editado porChissana Magalhães  em  21 jan 2019 14:26

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.