A terceira segunda-feira do primeiro mês do ano é chamada de Blue Monday (Segunda-feira Azul) por, alegadamente, ser o dia mais triste e deprimente de qualquer ano.
Segundo a Wikipedia, esta ideia foi pela primeira vez divulgada em 2005 quando a empresa Sky Travel, especializada em férias, informou ter feito cálculos a partir de equações que resultaram nessa constatação de que a segunda-feira da terceira semana de Janeiro é o dia mais "blue" (expressão inglesa associada á tristeza e melancolia) de todos.
A má fama deste dia fica-se a dever ás condições climatéricas - especialmente no hemisfério norte onde os termómetros registam temperaturas baixíssimas e muita gente sente-se desencorajada de sair de casa - ao volume das dívidas com que muitos iniciam o ano, o tempo que ainda falta para receber o salário, a constatação de que as resoluções do ano novo começam a não serem cumpridas, etc.
A fórmula criada por Cliff Arnal
A mesma pessoa que fez os "cálculos" que determinaram o Dia Mais Triste do Ano - o professor Cliff Arnal - também diz ter calculado o Dia Mais Feliz do Ano. Não, não é o Natal. Nem o dia de Ano Novo. Trata-se do dia do solistício de Verão, geralmente a 21 ou outro dia até 24 de Junho. Este ano calha a 21 de Junho, uma sexta-feira.
Entretanto, autoridades académicas já têm chamado atenção para o facto desta ideia do Dia Mais Triste do Ano, e os cálculos usados para o definir, serem pseudo-ciência e portanto sem valor cientifico real. Instituições como a Mental Health Foundation lançaram alertas nesse sentido e a esclarecer que pessoas que sofrem distúrbios mentais, como depressão, tendem a experimentar picos ao longo do ano e não em um dia específico, como a tal segunda-feira de má fama.