Pop-it: Novo brinquedo da moda que promete aliviar stress

PorExpresso das Ilhas,4 out 2021 10:15

O pop-it, novo brinquedo da moda entre crianças e adultos, é um molde de silicone coberto por pequenas saliências que podem ser empurradas de um lado para o outro, fazendo um barulho estranhamente satisfatório. É um brinquedo anti-stress ideal para os momentos em que não sabemos o que fazer com as mãos.

Os pop-its surgiram aparentemente do nada no ano passado em lojas e na internet e neste ano tornaram-se uma febre internacional, incluindo Cabo Verde.

Mas o que parece ser uma moda que surgiu do dia pra noite, na verdade, é um brinquedo de mais de quarenta anos, cujo recente sucesso se deve à influência de um macaco-prego da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que tem um grande número de seguidores nas redes sociais.

O pop-it original foi ideia de dois designers de jogos: Theo e Ora Coster. Eles inventaram mais de 190 jogos, entre eles o Cara a Cara - um jogo de dedução que foi traduzido para vários idiomas ao redor do mundo.

Theo nasceu em Amsterdão em 1928 e foi colega de escola de Anne Frank, autora do diário que se tornou um dos mais conhecidos relatos do holocausto nazi.

Segundo a BBC, a dupla começou por produzir objectos para as empresas oferecerem como brinde, incluindo um palito de gelado que também servia como brinquedo de montar. Isso rendeu dinheiro suficiente para permitir que eles se concentrassem no design de jogos.

O primeiro pop-it teve uma inspiração trágica, quando a irmã de Ora, uma artista, morreu de cancro de mama em 1974. Ora contava que teve a ideia num sonho.

“Ela disse ao nosso pai, ‘Theo, imagina um grande campo de seios, seios de mulher, em que podes empurrar o mamilo.’ Ela era muito aberta e dizia sempre o que lhe ia na cabeça” conta Boaz Coster, que gere hoje em dia a empresa com o seu irmão, Gideon. “Ela disse-lhe: ‘faz um tapete de mamilos que se possam apertar de um lado para o outro.’ E ele fez exatamente isso”, conclui.

A dupla produziu alguns protótipos, que não deram muito certo, em parte porque o tipo de silicone com a qual os pop-its de hoje são feitos ainda não era amplamente disponível.

Há alguns anos atrás, os irmãos recuperaram a ideia de seus pais, que havia sido arquivada nos anos 70, e fecharam um acordo com a Foxmind, empresa de jogos de Montreal.

O brinquedo foi reformulado como um jogo em que os jogadores se revezam para empurrar as bolhas e tentam evitar empurrar a última bolha. Lançado em 2014, o brinquedo acabou sendo comprado pela loja americana Target em 2019.

Clique aqui para saber quais as regras do jogo.

BBC Pop-it

Autoria:Expresso das Ilhas,4 out 2021 10:15