Em risco? Comprimento dos dedos pode ajudar a prever severidade da COVID

PorExpresso das Ilhas,4 abr 2022 8:58

Os dados de um estudo preliminar, publicado na Science Advances, mostram que o comprimento dos nossos dedos podem indicar os níveis de testosterona pré-natal a que fomos expostos. Os investigadores acreditam que esta hormona pode ajudar a prever a severidade da COVID-19 se formos infectados.

Na práctica, ter um dedo anelar mais comprido do que o indicador está associado a uma maior exposição a esta hormona antes do nascimento. Habitualmente, os homens são quem tem os dedos anelares mais compridos.

Mas, afinal, o que defendem ao certo os autores deste estudo, que analisou o comprimento dos dedos de 54 doentes hospitalizados com COVID-19 e de outras 100 pessoas do grupo de controlo?

Uma das hipóteses em cima da mesa sugere que níveis superiores de testosterona indicam uma maior probabilidade de se sofrer um caso grave de coronavírus. Outra teoria é que níveis inferiores de testosterona nos homens idosos fazem com que a probabilidade de estes serem mais susceptíveis ao vírus seja maior.

Os investigadores acrescentam ainda que o risco de internamento é menor entre quem tem dedos com as proporções consideradas normais.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,4 abr 2022 8:58

Editado porAndre Amaral  em  4 out 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.