Numa noite “fantástica e de muita elegância” a jovem praiense, modelo profissional, residente nos Estados Unidos da América, arrebatou a coroa da primeira edição do Miss Cabo Verde Internacional.
À imprensa, Stephany Amado avançou “ser uma honra e uma responsabilidade” poder levar o nome do seu País, Cabo Verde, para o mundo afora.
“É uma satisfação enorme, e agradeço a todos que se fizeram presente para me apoiar e aos que me apoiaram mesmo estando longe, pude sentir sua vibração. Acredito que desde sempre carrego uma coroa, meus pais me ensinaram ser humilde, resiliente, me educaram de forma correcta a tratar os outros com respeito, então é isso que é ser uma rainha”,disse.
A Miss Cabo Verde Internacional 2022 diz esperar chegar pelo menos no Top 20 ou Top 10, no entanto, acredita que Cabo Verde “já está no Top 1”.
O intuito da sua participação nesta primeira edição do Miss Cabo Verde Internacional 2022, revelou Stephany Amado, é também para mostrar que o mundo da moda é uma arte, “que muitos dizem não ser” que expressa não só a beleza exterior, mas também o interior.
Para além do salário mensal de 50 mil escudos, em prémio, a modelo será também o rosto de algumas marcas nacionais e internacionais, nomeadamente embaixadora de CVTelecom no exterior e no País, embaixadora de Nós Sabor nos Estados Unidos, embaixadora do turismo para África com foco em Cabo Verde.
Stephany Amado arrebatou também a faixa Top Model e a faixa miss simpatia foi para Tayrine da Veiga que ficou em segundo lugar. Já Indira Mendes ficou em terceiro lugar e foi a mais fotogênica e o prémio ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) foi para a Jessica Centeio.
O Miss Cabo Verde Internacional, que teve mais de cinco horas de duração, foi disputado entre 20 candidatas a competirem em várias categorias, incluindo, desfile em traje de Carnaval, em fato de banho, vestido de gala, perguntas e respostas, dança tradicional e testemunho pessoal”.
Do top 20 foi seleccionado o Top 10, sucessivamente o top 5 e finalmente foi coroada a Miss Cabo Verde Internacional 2022 que vai representar Cabo Verde no Japão em Dezembro, no Miss internacional.
O evento contou também com actuação das jovens artistas Neyna e Ruth Borges, apresentação do grupo de dança Raiz di Pilon acompanhado de “Mon na roda”.
A Gala serviu, igualmente, para homenagear algumas instituições e personalidades cabo-verdianas, nomeadamente a primeira-dama de Cabo Verde, Débora Carvalho, Fundo do Turismo, ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e ministro do Mar, Abraão Vicente, Município da Ribeira Grande de Santiago e o Instituto do Turismo de Cabo Verde.
O Miss Cabo Verde International é um concurso de beleza feminina que elege as representantes cabo-verdianas para as grandes montras globais de eventos de beleza.