Trata-se de um truque que se aplica, especificamente, a plantas que ficam com a raiz podre, explica. Caso não saiba, isto acontece, segundo o especialista, se regar as suas com demasiada água, regularmente.
Aliás, "se as folhas novas ou velhas começarem a cair da planta e ficarem verdes, castanhas ou amarelas, ou se o solo começar a cheirar mal, é muito provável que a planta tenha bebido muita água", acrescenta Alfred Palomares, outro especialista.
Para resolver, Lindsay Pangborn recomenda colocar uma esponja no fundo do vaso, debaixo do solo, uma forma de absorver o excesso de humidade. Além disso, como este objecto são porosos, fornecem "espaço adicional para o ar fluir pelo solo".
É importante escolher uma esponja com o tamanho certo e adequada ao vaso. "Se o recipiente for muito grande, as raízes da planta podem eventualmente crescer dentro e à volta da esponja", avisa a especialista.
Se for necessário corte, com a tesoura, até a esponja ficar com o tamanho certo. O melhor é usar uma nova que ainda não foi exposta a líquido da loiça e outros produtos de limpeza.