As candidatas devem ter ainda idade entre 18 e 38 anos e mais de 1.60 metros de altura, sendo a candidatura aberta a cidadãs de diferentes estados civis, com ou sem filhos.
Tainira Barbosa foi eleita Mrs. Portugal 2023 depois de ter passado por três fases selectivas, no certame organizado pela CNB, que elege as representantes portuguesas a concursos internacionais de beleza.
O concurso de beleza, que aconteceu na última semana, no município de Borba (Alentejo, Portugal), teve a primeira fase a nível dos distritos, em que Tairina Barbosa foi eleita Mrs. Alentejo, seguida da fase eliminatória, em que o público elegeu nove candidatas, que passaram à fase final, onde a cabo-verdiana se sagrou vencedora.
Segundo Tairina Barbosa, enquanto detentora da coroa e da faixa Mrs. Portugal 2023, vai abraçar causas globais, pretendendo contribuir para a formação de consciência cívica e promoção de atitudes ecológicas, priorizando sempre os direitos da água, bem escasso e finito e ainda promover campanhas em prol da diversidade, da inclusão e promoção da cultura da paz.
Tairina Barbosa reside há quase cinco anos no Alentejo, onde constituiu família e faz sua formação académica em Psicologia na Universidade de Évora.
A Mrs. Portugal é uma categoria do CNB em que podem concorrer candidatas com nacionalidade portuguesa ou outras, desde que residam há mais de seis meses em Portugal, tenham entre 18 e 38 anos e mais de 1.60 cm de altura, sendo a candidatura aberta a cidadãs de diferentes estados civis, com ou sem filhos.
Este mês de Outubro já foram eleitas todas as representantes portuguesas para as categorias de beleza, nomeadamente Miss Universe Portugal e Mrs. Portugal, Miss Queen e Miss Teen Portugal e a Top Model Portugal.