Segundo uma nota da produtora Insulada, Matos Trio, nasce de um projecto que une a sonoridade cabo-verdiana, presente no universo musical do compositor e pianista Carlos Matos, ao improviso das sonoridades do Jazz.
“Com Matos em palco, estarão N´Du na baterista de longa experiência e o jovem baixista Elias Gomes, que se vem destacando no seio da nossa música”, revela.
A mesma fonte sublinha que o nome de Carlos Matos e N´Du Carlos estão ligados ao ensino da música.
“O primeiro como professor numa escola superior de música em Rotterdam e o N´Du como líder da associação Gota d’Arte que vem formando alunos desde tenra idade, alguns deles hoje músicos profissionais, como é o caso do terceiro elemento do palco”, cita.
A produtora conta que Elias Gomes começou a dar os primeiros passos na escola Gota d’Arte onde N´Du foi seu professor e neste trio vão estar juntos em palco.
A mesma fonte relata que Matos já tinha explorado a música instrumental de Cabo Verde no álbum “Caboverdianismo” e no seu mais recente trabalho, Piano Solo, onde passeia por compositores cabo-verdianos e por temas da sua autoria no formato piano solo.
O Matos Trio, conforme a mesma fonte, nasceu no ano passado (2024) e fez a sua estreia num ensaio aberto no Centro Cultural Português na Praia para o seu primeiro espectáculo no Mindel Summer Jazz em Mindelo, cidade onde foi calorosamente recebido.
O pianista Carlos Matos participou da abertura da 14ª edição do Kriol Jazz Festival, no projecto CaboCubaJazz.