De acordo com a organização do evento, “Gente” é um álbum que fala de nós, das nossas histórias, daquilo que nos une. “A sua voz tem esse dom raro: emociona, acalma e faz-nos sentir em casa”.
Vale lembrar que a cantora participou da 14ª edição do Kriol Jazz Festival, realizado na Cidade da Praia, apresentando diversos temas do seu disco "Gente".
Além de “Gente”, editado em Março de 2024, da sua discografia constam álbuns como “Nos Raça”, “Segred”, “Lus”, “No amá´” e “Manha Florida”.
Nascida na Guiné-Bissau e criada na Cidade da Praia, Nancy emigrou com a sua família para Portugal, país onde vive até então.
Segundo o site caboverdeamusica, a carreira musical de Nancy Vieira começou numa brincadeira. “Um amigo que ia participar num concurso convida-a para ir a um ensaio. Ela, a certa altura, pega no microfone e canta. Então disseram: "Por que não participas?”
A mesma fonte cita que Nancy, na altura, era estudante de sociologia e que acabou por sair vencedora do concurso e o prémio da competição era a gravação de um álbum. E foi assim que saiu, em 1996, o álbum “Nos Raça”.
“A sociologia acabou por ficar para trás ao assumir a vida artística a tempo inteiro. A partir de 2014, participou da formação Cesária Évora Orchestra, que realizou uma série de actuações”, conta.
homepage








