Presidente do Zimbabué aconselha opositores a enforcarem-se

PorExpresso das Ilhas,12 ago 2013 16:40

O presidente do Zimbabué aconselhou hoje os opositores que estão a contestar na justiça a vitória de Robert Mugabe, nas eleições de 31 de Julho, a "enforcarem-se", no primeiro discurso depois de ser reeleito.

"Os que estão chocados com a derrota, podem enforcar-se, se quiserem. Nunca desistiremos da nossa vitória", declarou o chefe de Estado zimbabueano, de 89 anos, no poder há mais de 33, e agora reconduzido no mandato, por cinco anos.

De acordo com a oposição e observadores locais, verificaram-se várias fraudes no escrutínio.

O adversário derrotado, o primeiro-ministro cessante Morgan Tsvangirai, do Movimento para a Mudança Democrática (MDC, oposição), apresentou na sexta-feira um recurso aos tribunais para tentar invalidar o escrutínio, por considerar que as listas eleitorais tinham sido manipuladas de forma a favorecer a vitória de Mugabe e do partido União Nacional Africana do Zimbabué-Frente Patriótica (ZANU-PF, sigla em inglês).

Mugabe foi reeleito na primeira volta, com 61% dos votos, contra 34% de Tsvangirai.

"Apresentamos a democracia numa bandeja. É pegar ou largar, mas o povo esteve num ato democrático", acrescentou Mugabe, que falava durante a festa que homenageia os heróis da luta pela independência, de acordo com a agência noticiosa francesa AFP.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,12 ago 2013 16:40

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.