Segundo um levantamento da Organização Internacional para Migrações (OIM) mais de 3 milhões de pessoas estão deslocadas dentro do Iraque. Os civis abandonaram as suas casas devido à violência e agora estão espalhados pelas 18 províncias iraquianas.
A maioria dos deslocados internos é originária das províncias de Anbar, Ninewa e Salah al-Din. Mais de 2 milhões desses civis alugaram casas em outras cidades, estão a viver com outras famílias ou hospedados em hóteis.
A OIM destaca que quase 640 mil deslocados internos estão acomodados em abrigos improvisados, em condições críticas, vivem em prédios abandonados, templos religiosos ou escolas.
Mais recentemente, desde que a violência começou em Abril em Ramadi, a oeste de Bagdá, mais de 276 mil iraquianos fugiram da cidade que é capital de Anbar. Deste total, 55% deixou Ramadi após 15 de maio, quando o centro da cidade foi totalmente ocupado por grupos armados.
Além do aumento dos deslocados internos, os conflitos no Iraque estão a causar um impacto negativo no sector de saúde: 77 clínicas correm o risco de fechar neste mês. O alerta foi feito esta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde, OMS.
A agência precisa urgentemente de 60 milhões de dólares para garantir que os centros de saúde continuam a funcionar.
homepage









