Coreia do Sul quer reduzir tensão com o Norte

PorExpresso das Ilhas,13 ago 2017 10:46

O Governo da Coreia do Sul disse hoje que fará "todos os esforços para reduzir a tensão" com a Coreia do Norte e que "está aberto ao diálogo" com o regime de Kim Jong-un.

 

O vice-ministro da Unificação sul-coreano, Chun Hae-sung, disse durante um evento em Seul, que o Governo está a considerar todos os passos necessários para reduzir a tensão na península (da Coreia) e manter a paz a partir da forte aliança entre Seul e Washington.

A escalada de tensão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos atingiu na semana passada um nível explosivo, depois de Pyongyang ter ameaçado atacar a ilha norte-americana de Guam, no Pacífico Oriental, e de Washington ter respondido que está "pronto para o combate".

O vice-ministro assegurou que, "ao mesmo tempo, a Coreia do Sul deixará a porta aberta ao diálogo com o Norte e que fará vários esforços para resolver a tensão", segundo declarações recolhidas e divulgadas pela agência Yonhap.

Os duros confrontos verbais entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos estão a turvar os esforços do novo Governo de Seul de levar a cabo uma aproximação com Pyongyang, a quem propôs recentemente manter um diálogo militar, sem que tenha recebido uma resposta até ao momento.

Desde a sua chegada ao poder, em Maio, o novo Presidente sul-coreano, o liberal Moon Jae-in, tem tentado melhorar os laços com a Coreia do Norte, estando também apostado em manter as sanções impostas ao regime de Kim Jong-un pelos testes de armamento.

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,13 ago 2017 10:46

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.