George Weah à frente nos primeiros resultados das eleições na Libéria

PorExpresso das Ilhas,13 out 2017 9:09

1

Os primeiros resultados provisórios das eleições presidenciais na Libéria indicam que George Weah, antigo jogador profissional de futebol, está à frente na contagem dos votos.

 

De acordo com os dados preliminares divulgados hoje pela Comissão Nacional de Eleições, Weah tem o maior número de votos nas 14 das 15 províncias do país, enquanto o actual vice-presidente, Joseph Bokai, lidera na província de Lofa, onde nasceu.

No total, 20 candidatos concorrem às presidenciais na Libéria.

O presidente da Comissão Nacional de Eleições, Jerome Korkoya, alertou que os primeiros resultados divulgados representam ainda uma pequena percentagem do número total de votos e pediu cautela aos candidatos quanto a eventuais declarações de vitória que podem ser extemporâneas.

A Libéria escolhe o sucessor de Ellen Johnson Sirleaf, a presidente que liderou o país após o final da guerra civil e durante a crise sanitária provocada pelo vírus Ébola que matou cindo mil liberianos.

Na quinta-feira, um dos maiores partidos políticos da Libéria pediu a paragem da contagem dos votos alegando irregularidades e fraudes durante a votação.

Os apoiantes do Partido da Liberdade afirmam que a hora de início da votação começou tarde e referiu-se a falta de condições em, pelo menos, uma assembleia de voto em Monróvia.

A comissão eleitoral já disse, entretanto, que está disposta a receber todos os protestos e queixas, mas deixou claro que a contagem dos votos não vai ser suspensa.

"Temos um mandato constitucional para organizar as eleições e declarar os resultados definitivos daqui a 15 dias", disse Henry Boyd Flod, porta-voz da Comissão Nacional de Eleições.

O Carter Center, um dos observadores às eleições presidenciais na Libéria, já sublinhou o "ambiente de calma" durante a votação e, apesar de ter detectado "falta de condições" em alguns centros de voto, remeteu a declaração final sobre as eleições para o dia em que forem divulgados os resultados definitivos.

"Qualquer que seja o resultado, estas eleições vão resultar na transferência de poder um órgão democraticamente eleito para outro, pela primeira vez na vida dos liberianos", disse o Carter Center, através de um comunicado.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,13 out 2017 9:09

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.