Democrata Doug Jones derrota republicano Roy Moore em Alabama

PorRádio Morabeza,13 dez 2017 12:40

Doug Jones
Doug Jones

O democrata Doug Jones venceu esta terça-feira a corrida eleitoral no Estado de Alabama, no Senado americano, contra o republicano Roy Moore. Jones torna-se o primeiro democrata a ser eleito no Alabama, em 25 anos.

De acordo com os dados partilhados pela AFP, com base na sondagem à saída das urnas, Jones venceu com 49,9% dos votos contra os 48,4% do seu rival, Roy Moore. O candidato democrata conquistou 96% dos votos de eleitores afro-americanos, tendo os eleitores brancos votado maioritariamente no candidato republicano,Roy Moore, acusado de abuso sexual por oito mulheres, durante a campanha eleitoral.

"Chegámos tão longe e o povo de Alabama demonstrou a sua vontade", afirmou Doug Jones.

O candidato vencedor agradeceu às minorias que o apoiaram e garantiram a sua vitória, desde a comunidade latina à judaica. Jones sublinhou que a sua candidatura foi construída com "dignidade e respeito".

A vitória de Doug Jones sobre o republicano Roy Moore, apoiado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, fragiliza a maioria republicana no Senado.

O resultado é ainda mais surpreendente porque o Alabama, estado do secretário de Justiça Jeff Sessions, é território seguro para os republicanos. Nenhum democrata vencia uma eleição estadual há dez anos. No ano passado, Trump ganhou com 28 pontos percentuais de vantagem.

Jones será o primeiro senador democrata pelo Alabama, desde 1992.

Trump felicita Doug Jones

O Presidente norte-americano felicitou esta madrugada o candidato democrata Doug Jones pela vitória no Alabama para o Senado, numas eleições em que apoiou o republicano Roy Moore.

"Parabéns ao Doug Jones por esta vitória duramente disputada", escreveu Trump num comentário na rede social Twitter.

"Os votos por correio foram um factor muito importante, mas uma vitória é uma vitória. As pessoas do Alabama são espectaculares, e os republicanos vão ter outra oportunidade para este lugar dentro de muito pouco tempo. Nunca acaba", acrescentou.

Para além de Trump, também Hillary Clinton congratulou o senador democrata.

"Esta noite, os eleitores de Alabama elegeram um senador que os vai orgulhar. Se os democratas conseguem vencer no Alabama, conseguiremos - e temos - de vencer em todo o lado", avaliou a antiga candidata à presidência dos EUA.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Rádio Morabeza,13 dez 2017 12:40

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 dez 2017 12:41

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.