NASA encerra programa de desenvolvimento do seu único veículo lunar

PorExpresso das Ilhas, Lusa,28 abr 2018 9:44

NASA
NASA

Esta informação, foi divulgada esta sexta-feira no site da NASA, e apanhou de surpresa os cientistas envolvidos no programa, denominado "Resource Prospector" (RP), que deveria conduzir à construção de um veículo robotizado destinado a explorar as regiões polares da Lua.

Os cientistas, conforme a France Press, enviaram uma carta à NASA onde exprimem a sua estupefação pela decisão tomada.

"Tomámos agora conhecimento de que o RP foi suspenso a 23 de Abril de 2018 e que a missão terá fim até final de Maio", referem os membros do "Lunar Exploration Analysis Group (LEAG) no correio eletrónico enviado a Jim Bridenstine, que lidera a agência, e publicado no site "NASAWatch.com".

Os cientistas sublinham a "incredulidade e consternação" com que a notícia foi recebida na sua comunidade.

O robot lunar, cuja construção foi iniciada há cerca de dez anos, deveria ser o único do mundo capaz de explorar as regiões polares da Lua.

Seria ainda o primeiro módulo lunar norte-americano depois do Apollo 17, de 1972, e o primeiro veículo autónomo dos Estados Unidos sobre a Lua, com lançamento previsto para 2022.

O comunicado emitido pela NASA, indicou que certos instrumentos do programa RP serão utilizados em futuros projectos da agência espacial, porque tem previsto uma série de “missões robóticas graduais na superfície lunar”, sem fazer referência específica à anulação do programa RP.

Ainda no comunicado, a NASA sublinhou que procura evoluir progressivamente no sentido de veículos de aterragem maiores, capazes eventualmente de ser habitados.

Jim Bridenstine, confirmado esta semana na liderança da NASA, assegurou no Twitter que está empenhado na exploração lunar.

O Presidente dos Estados Unidos tinha confirmado em Dezembro do ano passado a vontade dos Estados Unidos voltar a enviar astronautas para a Lua pela primeira vez desde 1972, a fim de preparar uma missão habitada em direcção a Marte.

"Desta vez, não se trata apenas de colocar a nossa bandeira e de deixar as nossas pegadas. Estabeleceremos uma base para uma missão a Marte e talvez um dia mais além", declarou Trump numa cerimónia na Casa Branca.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,28 abr 2018 9:44

Editado porDulcina Mendes  em  28 abr 2018 15:26

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.