Mais de 25 mil pessoas retiradas devido a possível desmoronamento de barragem

PorExpresso das Ilhas, Lusa,22 mai 2018 7:04

Barragem Hidroituango
Barragem Hidroituango

Mais de 25 mil pessoas foram deslocadas na Colômbia devido à possibilidade de desmoronamento da maior barragem hidroelétrica em construção no país e que pode ameaçar cerca de 130 mil habitantes.

O aviso de evacuação - um "alerta vermelho" - foi emitido para quatro dos 12 municípios situados em redor da barragem Hidroituango, que ameaça inundar esses municípios.

A construção desta barragem, destinada a cobrir um quinto das necessidades de energia da Colômbia, começou em 2010, com um custo que ascende a três mil milhões de dólares.

No início de maio, um deslizamento de terra bloqueou um túnel de desvio do rio Cauca, o segundo maior do país e que vai alimentar esta hidroelétrica, levando o lago da barragem a começar a encher, quando o dique ainda não estava concluído. 

Desde o início deste deslizamento, 12 de maio, 25.234 pessoas, principalmente agricultores, foram retiradas para áreas seguras.

Em comunicado,a Unidade Nacional de Gestão de Desastres colombiana indicou desconhecer o número total de pessoas que poderão ser deslocadas. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,22 mai 2018 7:04

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 mai 2018 15:03

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.