Exclusão de nomes propostos para o Governo timorense gera polémica na coligação

PorExpresso das Ilhas, Lusa,22 jun 2018 7:17

​A exclusão pelo Presidente timorense de mais de uma dezena de membros propostos para o próximo Governo está a causar "profundo mal-estar" e fortes críticas na coligação que apoia o executivo, informaram fontes partidárias à Lusa.

Alguns dos principais líderes da Aliança de Mudança para o Progresso (AMP) defendem o cancelamento da tomada de posse de uma parte do executivo prevista para hoje, disseram várias fontes ouvidas nas últimas horas pela Lusa e que solicitaram o anonimato. 

"O assunto está a ser debatido pelos nossos líderes. A eles cabe a decisão final sobre o que fazer", confirmou um alto responsável do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), o maior partido da AMP. 

"Vamos encontrar a melhor solução possível para este país. Temos que pensar no futuro deste país", disse outros um dos responsáveis máximos da AMP. 

Em causa está a decisão do Presidente da República só dar posse hoje a 30 dos mais de 40 elementos propostos pelo primeiro-ministro nomeado, Taur Matan Ruak, para integrar o VIII Governo constitucional, segundo a lista a que a Lusa teve acesso. 

De fora ficam alguns dos pesos pesados do executivo, incluindo Francisco Kalbuadi Lai, que seria número três no Governo e que é secretário-geral do CNRT. 

Por nomear encontram-se vários outros ministros propostos pela AMP, incluindo o da Administração Estatal, o do Planeamento e Investimento Estratégico, o das Finanças, entre outros, todos eles escolhidos pelo CNRT. De fora está também o nome proposto para ministro da Saúde. 

Alguns deputados pediram hoje suspensão do mandato, os quais, segundo fontes da AMP, estavam na lista de membros propostos para o Governo, nomeadamente António Verdial (KHUNTO) e Virgilio Smith (CNRT). 

A AMP é integrada pelo CNRT, pelo Partido Libertação Popular (PLP), liderado por Taur Matan Ruak, e pelo Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO). 

Outra das surpresas é a ausência de Filomeno Paixão, que esta semana pediu a exoneração como número dois das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) - estava proposto para ministro da Defesa - e que o próprio Presidente disse na quinta-feira à Lusa que seria um bom titular da pasta. 

As primeiras reacções à lista, na quinta-feira, foram de "muito descontentamento", especialmente no topo do CNRT. 

Fontes do PLP e do CNRT confirmaram que hoje de manhã, horas antes da tomada de posse prevista para as 16:30 locais (08:30 em Lisboa), a posição "não se tinha alterado". 

Até ao momento a Presidência não deu qualquer explicação para o facto de não tomarem posse todos os membros propostos por Matan Ruak. 

Uma fonte do gabinete de Lu-Olo disse apenas que a tomada de posse deverá ser feita "em fases".

O decreto com a lista dos membros propostos para o próximo Goveno e que deviam tomar posse hoje foi já publicado no Jornal da República. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,22 jun 2018 7:17

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  17 mar 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.