Próximos três a quatro dias favoráveis para resgatar jovens presos em gruta na Tailândia

PorExpresso das Ilhas, Lusa,7 jul 2018 14:59

As autoridades tailandesas afirmaram hoje que os próximos três a quatro dias estão a ser encarados como os mais favoráveis para realizar o resgate dos 12 rapazes e do respectivo treinador presos numa gruta na Tailândia há duas semanas.

Citado pelos 'media' internacionais, o governador da região de Chiang Rai (onde fica localizada a gruta), Narongsak Osottanakorn, afirmou hoje que os próximos três a quatro dias são "o momento mais favorável para a operação [de resgate] em termos do nível da água, das condições meteorológicas e do estado de saúde dos rapazes". 

O governador admitiu que, após esta janela de tempo, as condições meteorológicas previstas para a região, nomeadamente a intensificação das chuvas que se podem tornar torrenciais no início da próxima semana, podem colocar em perigo o grupo retido na gruta. 

O grupo preso na gruta é composto por rapazes com idades entre os 11 e os 16 anos e o seu treinador de futebol, de 25 anos. 

"O nível da água pode subir para a área onde as crianças têm permanecido e tornar a área inferior a 10 metros quadrados", afirmou o governador. 

Outra preocupação, acrescentou Narongsak Osottanakorn, é o aumento da concentração dos níveis de dióxido de carbono dentro da gruta e o efeito que tal situação está a ter no grupo e nos elementos da equipa de resgate. 

O governador escusou-se a adiantar mais detalhes sobre o possível momento do resgate, que deverá passar por uma retirada com recurso mergulho. 

O mesmo responsável indicou hoje, entretanto, que estão a ser equacionadas situações alternativas e informou que foram realizados mais de 100 furos na montanha onde fica localizada a gruta em busca de uma possível solução. 

"Realizámos mais de 100 furos, mas ainda não localizámos a sua posição", declarou. 

Também hoje foi divulgado que a ajuda disponibilizada na sexta-feira pelo empresário e milionário Elon Musk já começou a chegar à zona da gruta de Tham Luang. 

Segundo as autoridades locais, uma equipa de nove engenheiros foi disponibilizada por Musk. 

Um dos engenheiros estava na Tailândia em férias e outros dois chegam hoje ao local. Os restantes seis elementos são aguardados no domingo, de acordo com um porta-voz do Governo tailandês. 

A mesma fonte acrescentou que o trabalho dos engenheiros não terá qualquer encargo para o Governo tailandês. 

Os rapazes e o seu treinador foram explorar a gruta depois de um jogo de futebol no passado dia 23 de Junho. 

As inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, já que a única maneira de chegar até ao local onde se encontram é mergulhando através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes. 

Nos últimos dias, as autoridades têm estudado a melhor forma para resgatar o grupo. 

A operação ficou marcada, entretanto, pela morte na sexta-feira de um mergulhador experiente, um antigo fuzileiro tailandês, que tinha ido entregar uma reserva de oxigénio ao grupo de jovens. 

Esta situação veio pôr em causa a viabilidade de uma extracção sem riscos do grupo bloqueado na gruta. 

Boa parte das crianças não sabe nadar e nenhum fez mergulho, o que complica as operações. 

Os media locais noticiaram ainda hoje um acidente com um veículo todo-o-terreno envolvido nas operações de resgate do grupo. Do acidente resultaram um ferido grave e três ligeiros. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,7 jul 2018 14:59

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  29 mar 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.