Vulcão Etna "acordou" e está a fazer tremer a Sicília

PorExpresso das Ilhas,24 dez 2018 15:46

Maior vulcão da Europa está a condicionar o tráfego aéreo na região da Catânia, Itália.

O vulcão Etna, em Itália, entrou nesta segunda-feira de manhã em erupção. Com o intensificar da actividade vulcânica, foi registada também uma intensa actividade sísmica na região. Nas últimas horas há registos de centenas de pequenos sismos, tendo alguns deles chegado a ultrapassar os quatro graus na escala de Richter.

Com a grande quantidade de cinza vulcânica que está a ser libertada, os voos com destino ao aeroporto Catania-Fontanarossa, na região da Sicília, estão a ser desviados para outros aeroportos italianos. Como medida de prevenção acabou mesmo por ser encerrado o espaço aéreo daquela região.

O maior vulcão da Europa "despertou" eram 6h50 da manhã em Cabo Verde (mais duas horas em Itália). Nas primeiras cinco horas de intensa actividade vulcânica foram registados mais de 200 abalos sísmicos.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália diz estar a acompanhar a situação.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 dez 2018 15:46

Editado porAndre Amaral  em  24 dez 2018 16:35