​Desmantelada rede criminosa de emigração ilegal no norte de Marrocos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,3 jan 2019 14:25

A polícia marroquina anunciou hoje o desmantelamento, na região de Tânger, cidade do norte de Marrocos, de uma "rede criminosa envolvida na organização de operações de emigração ilegal" para a Espanha.

Em comunicado, a Direcção Geral de Segurança Nacional (DGSN) indicou que as investigações levaram à detenção de quatro pessoas, incluindo o "proprietário de uma casa em que havia 17 candidatos (à emigração), incluindo 14 argelinos".

Segundo a polícia marroquina, foram apreendidos passaportes, coletes salva-vidas, dinheiro em moeda nacional e europeia e ainda dois carros.

Esta operação ocorreu após o fracasso, na região de Salé (oeste), de uma "tentativa de emigração ilegal", que envolveu 89 candidatos marroquinos e a detenção de três alegados traficantes, referiu a DGSN.

Marrocos impediu 68 mil tentativas de emigração ilegal e desmantelou 122 "redes criminosas activas" entre Janeiro e o final de Setembro, de acordo com um relatório oficial.

Nos últimos meses, além dos migrantes da África subsaariana, aumentou também o número de marroquinos que tentam chegar à Europa a a bordo de barcos.

Contudo, os migrantes marroquinos são frequentemente enviados de volta para Marrocos, ao abrigo de um acordo entre Madrid e Rabat.

Com mais de 56.000 chegadas à costa espanhola este ano, a rota de migração marítima entre Marrocos e Espanha é agora "a mais movimentada", segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,3 jan 2019 14:25

Editado porFretson Rocha  em  4 jan 2019 8:26

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.