​Trump recebe Orbán na segunda-feira para "aprofundar cooperação"

PorExpresso das Ilhas, Lusa,7 mai 2019 14:52

Donald Trump
Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos vai receber o primeiro-ministro da Hungria dia 13 de maio para "aprofundar a cooperação" e celebrar o 20º aniversário da entrada do país europeu na NATO, anunciou hoje a Casa Branca.

"Em reconhecimento da longa ligação entre os Estados Unidos e a Hungria, o presidente [Donald Trump] e o primeiro-ministro [Viktor Orbán] vão discutir formas de aprofundar a cooperação em vários assuntos, incluindo comércio, energia e cibersegurança", explicou a assessoria de imprensa da Casa Branca, em comunicado.

Segundo a mesma fonte, Donald Trump e Viktor Orbán querem "explorar oportunidades para enfrentar as responsabilidades de segurança nacional dos dois países e celebrar o 20º aniversário da entrada da Hungria na NATO".

O conservador Viktor Orbán foi o primeiro mandatário europeu a apoiar a candidatura de Trump à Casa Branca, nas eleições de 2016, tendo elogiado as suas ideias de resposta dura à imigração e luta contra o terrorismo.

Orbán elogiou Trump por este ter dito, no seu discurso de investidura, que todos os países têm direito a defender primeiro os seus próprios interesses, posição que considerou um apoio às suas próprias políticas.

Donald Trump afirmou, no seu primeiro discurso enquanto Presidente, em janeiro de 2017, que iria procurar fazer "amizade com todas as nações do mundo", mas dando sempre prioridade aos seus interesses.

"Recebemos autorização do país mais poderoso do mundo para pôr os nossos interesses em primeiro lugar", assegurou Viktor Orbán pouco depois, numa conferência realizada em Budapeste.

O político conservador húngaro também se mostrou favorável a um novo acordo económico com os Estados unidos, depois de o acordo comercial que estava a negociar com a União Europeia (UE) ter fracassado.

Orbán considera que a UE deve estar aberta a um cenário multipolar e procurar também fazer acordos com a china e a Rússia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,7 mai 2019 14:52

Editado porFretson Rocha  em  8 mai 2019 15:46

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.