Na cerimónia protocolar junto ao palácio presidencial em Nova Deli, perante 8.000 pessoas, Modi jurou fidelidade à Constituição e manter a “soberania e integridade da Índia”.
O chefe do Governo e o seu Bharatiya Janata Party (BJP, Partido do Povo Indiano) conseguiram uma larga maioria parlamentar nas legislativas realizadas durante seis semanas.
Os nacionalistas hindus conseguiram o melhor resultado da sua história (303 lugares em 542) e aniquilaram o seu principal adversário, o histórico Partido do Congresso, de Jawaharlal Nehru (o primeiro chefe do governo da Índia) e de Indira Gandhi, que governou a Índia durante quase 50 anos e que não obteve agora mais de 52 deputados.
Depois de Modi, cerca de 50 responsáveis do BJP (incluindo o seu presidente Amit Shah) e dos seus aliados foram empossados como ministros e secretários de Estado, embora ainda não tenha sido anunciada a repartição das pastas. A legislatura termina em 2024.
Nova Deli convidou para a cerimónia os dirigentes e representantes da organização regional do golfo de Bengala (BIMSTEC, que além da Índia inclui o Bangladesh, Nepal, Butão, Sri Lanka, Birmânia, Tailândia) e entre os assistentes estavam também os líderes do Partido do Congresso, Sonia e Rahul Gandhi.
Modi não convidou o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, o que indica que as relações continuam tensas entre os vizinhos e rivais nucleares.