Desflorestação da Amazónia pode ser irreversível

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 set 2019 8:32

Ricardo Galvão
Ricardo Galvão

​O ex-director do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais brasileiro (INPE), Ricardo Galvão, exonerado pelo Presidente do país em Agosto, alertou no Senado para o aumento da desflorestação criminosa na Amazónia, frisando eventuais danos irreversíveis na região.

Numa audiência pública realizada na terça-feira, pela Comissão de Meio Ambiente no Senado, Galvão alertou para a necessidade de o Brasil impedir primeiramente a desflorestação na região, antes de combater os incêndios.

O professor e cientista acredita que o corte das árvores mais baixas da floresta começa no final da estação chuvosa, abrindo assim terreno para as queimadas da estação seca.

"O INPE já alertou o Governo há dois meses de que este ano o pico de queimadas, que geralmente é em Setembro, ocorreria antes. Eles [grileiros] tomam terras, tiram madeira para fazer o que nós chamamos de corte raso. Porque uma das principais razões [da desflorestação] é a grilagem", disse Galvão, citado pela agência do Senado brasileiro.

A “grilagem” é, no Brasil, a falsificação de documentos para ilegalmente tomar posse de terras devolutas ou de terceiros.

"Cerca de 25% a 30% da desflorestação na Amazónia tem áreas não destinadas. Então entram, desflorestam, vendem a madeira e vendem a terra para outros", acrescentou o ex-director do INPE.

Ricardo Galvão foi exonerado do seu cargo no instituto no início de Agosto, após ter criticado o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que acusou o órgão, responsável por monitorizar a desflorestação, de divulgar dados falsos, e de agir "de má-fé" para prejudicar o seu Governo.

O INPE tornou-se foco de uma grande polémica após ser duramente criticado por Bolsonaro, que disse que o órgão divulgou dados mentirosos sobre o crescimento da taxa de desflorestação da Amazónia, numa reunião com jornalistas estrangeiros em Julho.

Após as declarações do chefe de Estado, Galvão respondeu publicamente que o Presidente teve um comportamento desrespeitoso e fez acusações indevidas a personalidades destacadas da ciência brasileira.

O INPE é um instituto público vinculado à pasta da Ciência e Tecnologia, que monitoriza a desflorestação da maior floresta tropical do mundo, operando sistemas de imagens por satélite.

Professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Galvão ressaltou que a Floresta Amazónia é responsável por todo o regime de chuva do Brasil, garantindo chuvas até para a vizinha Argentina.

Dados do INPE indicam que de Janeiro a Agosto deste ano, a área desflorestada naquela que é a maior floresta tropical do mundo foi quase o dobro do período homólogo de 2018.

"A previsão de estudos de cientistas de grande nível, ambientalistas, é de que se nós desflorestarmos de 25% a 40% da Amazónia total, não só da brasileira, a tendência para que a área se torne uma savana é irreversível. A área reflorestada na Amazónia não passa de 15%, o resto é pastagem", reforçou ainda Galvão no Senado.

A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo, possuindo a maior biodiversidade registada numa área do planeta. Tem cerca de cinco milhões e meio de quilómetros quadrados e inclui territórios pertencentes ao Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (território pertencente à França).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 set 2019 8:32

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 jun 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.