Responsáveis dos Assuntos Europeus discutem hoje relações UE-Reino Unido

PorExpresso das Ilhas, Lusa,20 abr 2021 9:16

Os ministros e secretários de Estado dos Assuntos europeus reúnem-se hoje para discutirem as relações entre a União Europeia e o Reino Unido e abordarem os preparativos para o lançamento da Conferência sobre o Futuro da Europa.

A reunião, que se realiza por videoconferência e é presidida pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, enquanto representante da actual presidência portuguesa do Conselho da UE, abordará, num primeiro momento, a relação entre a UE e o Reino Unido, após a Comissão Europeia ter aberto um processo de infracção a Londres em 15 de Março.

Além, disso, um dia depois de ter sido lançada a plataforma digital da Conferência sobre o Futuro da Europa, Ana Paula Zacarias irá também esclarecer os seus homólogos sobre as "preparações para o lançamento" do evento em questão -- que se prevê que tenha lugar a 09 de Maio em Estrasburgo, França --, mas também sobre as "decisões que foram tomadas pelo Conselho Executivo da Conferência", que já se reuniu duas vezes.

Os ministros e secretários de Estado dos Assuntos Europeus vão também analisar os recentes desenvolvimentos no que se refere ao respeito do Estado de direito na Alemanha, Irlanda, Grécia, Espanha e França, no âmbito de um exercício que visa "melhorar ainda mais o Estado de direito em todos os Estados-membros".

Os ministros e secretários de Estado irão ainda abordar a actual situação pandémica, fazendo um ponto de situação sobre "as vacinas, o trabalho em curso sobre o certificado verde digital", assim como sobre "a situação epidemiológica e as restrições de viagens".

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,20 abr 2021 9:16

Editado porAndre Amaral  em  21 abr 2021 0:16