Covid-19: Moderna vai disponibilizar 500 milhões de vacinas ao mecanismo Covax

PorExpresso das Ilhas, Lusa,3 mai 2021 15:16

A farmacêutica Moderna vai disponibilizar 500 milhões de doses da sua vacina anti-covid-19 ao mecanismo Covax, que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus, foi hoje anunciado.

Ao abrigo de um acordo assinado com a Aliança para as Vacinas (Gavi), a Moderna irá entregar as doses a partir do quarto trimestre deste ano, “com um total de 34 milhões de doses disponíveis em 2021 e até 466 milhões de doses em 2022”, anunciou a Gavi em comunicado.

O acordo hoje anunciado surge dias após a Organização Mundial de Saúde, com semanas de atraso, anunciar a aprovação de emergência da vacina contra a covid-19 da Moderna, a quinta a beneficiar dessa validação da agência de saúde da ONU.

Os valores financeiros do acordo não foram anunciados.

O sistema Covax, criado pela OMS e parceiros, visa distribuir vacinas contra a covid-19 às nações desfavorecidas.

A vacina desenvolvida pela ‘start-up’ Moderna, uma pioneira em vacinas contra o coronavírus, tem características muito semelhantes à criada pela Pfizer-BioNTech, com uma eficácia de 94,1%.

O fármaco norte-americano já é autorizado na União Europeia, na América do Norte, no Reino Unido e em alguns outros países, como Israel e Singapura.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.203.937 mortos no mundo, resultantes de mais de 152,7 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,3 mai 2021 15:16

Editado porAndre Amaral  em  12 fev 2022 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.