Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

PorExpresso das Ilhas, Lusa,3 ago 2021 9:09

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica do Irão.

Antigo chefe da Autoridade Judiciária iraniana, Raissi, 60 anos, tomou posse para um mandato de quatro anos, após a eleição ter sido aprovada pelo líder supremo, 'ayatollah' Ali Khamenei.

"Vamos certamente procurar levantar as sanções opressivas mas não vamos submeter a vida da nação à vontade dos estrangeiros", disse Raissi na cerimónia oficial de tomada de posse e que foi transmitida pela televisão.

Vencedor das eleições presidenciais do passado mês de Junho, marcadas por uma elevada abstenção, Raissi sucede ao moderado Hassan Rohani que concluiu em 2015 um acordo internacional sobre a energia nuclear iraniana.

Em 2018 os Estados Unidos abandonaram unilateralmente o tratado e voltaram a estabelecer novas sanções, o que afectou a situação económica e social do país.

"Acreditamos que a situação económica não é favorável para o povo, tanto pela posição dos inimigos como pelas carências e problemas internos do país", disse Raissi.

"As carências e os problemas são numerosos", disse o 'ayatollah' Khamenei na mesma cerimónia que decorreu de forma restrita devido às medidas contra a propagação do novo coronavírus.

"Mesmo assim, resolver os problemas económicos demora tempo", acrescentou Khamenei apelando ao novo Presidente e ao Parlamento para a formação de um novo governo o mais rápido possível.

Na quinta-feira, Raissi vai estar presente no Parlamento de Teerão e deve apresentar nessa altura a constituição do Executivo. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,3 ago 2021 9:09

Editado porAndre Amaral  em  3 ago 2021 14:44

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.