Migrações: Mais de 500 migrantes chegam à ilha Lampedusa nas últimas 24 horas

PorExpresso das Ilhas, Lusa,24 ago 2021 9:20

Um total de 507 migrantes chegaram à ilha italiana Lampedusa nas últimas 24 horas, segundo informações divulgadas hoje pela imprensa italiana.

Durante a madrugada de hoje chegaram à ilha 272 migrantes em 13 barcos, de acordo com informação recolhida pelos meios de comunicação italianos.

Na segunda-feira, outros 235 migrantes foram levados para a ilha italiana por barcos da capitania do porto, depois de localizá-los a poucos quilómetros da costa.

Actualmente no centro de acolhimento da ilha de Lampedusa, com capacidade para 250 pessoas, estão 865 migrantes.

Com a chegada na segunda-feira ao porto de Augusta, na Sicília, do navio Geo Barents – dos Médicos sem Fronteiras – com 322 migrantes, no momento não há no Mediterrâneo central embarcações de organizações não-governamentais humanitárias.

Do início do ano até a segunda-feira, 35.593 migrantes desembarcaram na Itália. Em 2020 foram 17.500.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), na “rota do Mediterrâneo Central”, que vai da Líbia à Itália, 392 pessoas morreram afogadas desde o início do ano e 632 estão desaparecidas, num total de 1.024 pessoas, segundo o levantamento realizado até 21 de Agosto.

A Guarda Costeira da Líbia interceptou 22.419 migrantes até agora, incluindo 1.530 mulheres e 803 menores. Em 2020 tinham sido interceptadas 11.891 pessoas.

Mais de 800 pessoas atravessam canal da Mancha para entrar no Reino Unido

Ainda falando de migrações, mais a norte, pelo menos 828 migrantes cruzaram o canal da Mancha para chegar ao Reino Unido no sábado, número que é um novo recorde diário de travessias, declarou o Governo britânico na noite de segunda-feira.

Pelo menos 828 migrantes cruzaram o canal da Mancha para chegar ao Reino Unido no sábado, número que é um novo recorde diário de travessias, declarou o Governo britânico na noite de segunda-feira.

Segundo o Ministério do Interior britânico, o recorde diário anterior foi de 592 chegadas, no mês de Agosto.

De acordo com a agência de notícias britânica PA, mais de 12.400 pessoas já cruzaram o canal da Mancha, um dos mais movimentados do mundo, em pequenas embarcações desde o início do ano. Este número é superior ao total de travessias do ano passado (mais de 8.000).

O Ministério do Interior disse que, com a colaboração das autoridades francesas, evitou mais de 10.000 tentativas de travessia este ano e fez quase 300 prisões desde Julho de 2020. No sábado, 193 pessoas foram interceptadas antes da travessia, segundo Londres.

Na França, a autoridade marítima do Canal da Mancha e do Mar do Norte indicou no sábado que 102 migrantes foram resgatados no mar no estreito de Pas-de-Calais quando tentavam chegar ao Reino Unido.

A questão das travessias é regularmente fonte de atrito entre Londres e Paris, mas o Reino Unido prometeu no final de Julho pagar à França 62,7 milhões de euros em 2021/2022 para financiar o reforço da presença das forças de segurança francesas nas costas.

O parlamento britânico começou a debater antes das férias de verão a reforma do sistema de asilo da ministra do Interior, Priti Patel, que marca um endurecimento prometido pelo ‘Brexit’ nesta questão do asilo.

Apresentada pela ministra como "justa, mas firme", mas denunciado por associações de defesa dos direitos humanos, a reforma visa desencorajar a imigração ilegal e pretende tratar os requerentes de asilo de forma diferente consoante cheguem ao país legal ou ilegalmente.

O projecto de lei prevê aumentar para quatro anos, dos actuais seis meses, a pena de prisão dos migrantes que buscam entrar ilegalmente no país e levar à prisão perpétua - dos actuais 14 anos de reclusão - a pena máxima para os traficantes de pessoas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,24 ago 2021 9:20

Editado porSara Almeida  em  3 jun 2022 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.