Erupção do vulcão na Indonésia provoca 13 mortos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,5 dez 2021 9:42

O número de mortos da erupção do vulcão Semeru da Indonésia aumentou de um para 13, disse hoje à agência de gestão de catástrofes, numa altura em que os socorristas continuam a revistar a área.

O porta-voz da agência, Abdul Muhari disse que o número de mortos é agora 13 e que os socorristas recuperaram mais corpos.

As imagens mostraram uma vasta pluma de fumo cinzento a subir da cratera do vulcão depois das 15:00 locais de sábado, desencadeando o pânico entre os residentes das aldeias próximas que fugiram enquanto a área mergulhava na escuridão durante a tarde. 

A aldeia de Lumajang estava coberta por uma espessa camada de lava e cinza fria, segundo os repórteres da AFP, e os residentes de uma dúzia de aldeias tiveram de ir para abrigos e mesquitas para passar a noite.

Pelo menos 57 pessoas foram feridas na erupção, 41 das quais sofreram queimaduras, disse à agência de gestão de catástrofes num comunicado.

O Monte Semeru, o pico mais alto de Java, situa-se a 3.676 metros. Imagens da agência meteorológica e geofísica da Indonésia mostraram cinzas a cair no Oceano Índico.

A última grande erupção da Semeru foi em Dezembro de 2020. Também provocou a fuga de milhares de pessoas e cobriu aldeias inteiras.

A Indonésia situa-se no "Anel de Fogo" do Pacífico, onde o encontro de placas continentais causa uma elevada atividade sísmica. O arquipélago do sudeste asiático tem quase 130 vulcões ativos dentro das suas fronteiras.

No final de 2018, a erupção de um vulcão entre as ilhas de Java e Sumatra provocou um deslizamento de terra subaquática e um tsunami, matando cerca de 400 pessoas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,5 dez 2021 9:42

Editado porDulcina Mendes  em  6 dez 2021 8:24

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.