Morreu antigo Presidente do Mali Ibrahim Boubacar Keita

PorLusa,16 jan 2022 13:46

​O ex-Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, que liderou o país entre 2013 e 2020, morreu hoje na sua casa, em Bamako, informou a família.

"O Presidente IBK [Ibrahim Boubacar Keita] morreu hoje, na sua casa", em Bamaco, disse um familiar à agência francesa de notícias AFP.

A informação foi confirmada por vários membros da família.

Keita - ou 'IBK', como era conhecido - tinha 76 anos e subiu ao poder em 2013 na sequência de eleições nas quais superou mais de duas dezenas de candidatos e recebeu 77% dos votos.

Em Agosto de 2020, foi deposto por um golpe militar e anunciou, algumas horas depois, a sua demissão e a de todo o Governo numa declaração transmitida pela televisão nacional.

Keita, que foi, na altura, detido na companhia do primeiro-ministro Boubou Cissé, foi levado para um acampamento militar onde se iniciou um motim e surgiu por volta da meia-noite na televisão pública ORTM, usando máscara.

Na declaração, citada então pela AFP, disse que tinha trabalhado desde a sua eleição, em 2013, para 'dar a volta' ao país e "dar corpo e vida" ao exército maliano, que enfrenta a violência 'jihadista' há anos.

Apresentado como "Presidente cessante", Keita referiu-se depois às "várias manifestações" que exigiram, durante meses, a sua partida, afirmando que "o pior aconteceu". 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lusa,16 jan 2022 13:46

Editado porDulcina Mendes  em  15 ago 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.