32 mortos confirmados na explosão no Hotel Saratoga

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 mai 2022 9:23

Hotel Saratoga
Hotel Saratoga(Jim freiheittown/Wikimedia)

Subiu para 32 o número de mortos e para 80 o de feridos na forte explosão que ocorreu sexta-feira no Hotel Saratoga, no centro histórico da capital cubana. A chefe provincial da Frente de Restabelecimento de Contactos Familiares da Cruz Vermelha, Gloria Bonnin, confirmou sábado, à agência estatal Prensa Latina, que há 19 pessoas desaparecidas.

O Ministério das Relações Exteriores de Espanha anunciou, por sua vez, que entre os mortos está uma turista espanhola e o noivo, também de nacionalidade espanhola, ficou gravemente ferido.

Ao longo da noite, os trabalhos de remoção de entulhos e de resgate continuaram no local do acidente, rodeados por fortes medidas de segurança face ao risco de desprendimentos.

O Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, que visitou o local logo após o ocorrido, destacou que foi um “infeliz acidente” e descartou totalmente que tenha sido uma “bomba” ou um “ataque”. 

A explosão, ocorrida ao fim da manhã de sexta-feira, causou o desmoronamento de parte do edifício de sete andares e da fachada dos três primeiros andares, com toneladas de detritos a caírem no pavimento. O acidente ocorreu minutos antes das 11:00, quando um autotanque de gás liquefeito abastecia um tanque do hotel. A tese mais provável é que a explosão foi devido a um vazamento. A explosão provocou uma grande coluna de fumo branco, visível em grande parte de Havana.

Nos próximos dias vai ser realizada uma vistoria técnica ao edifício para decidir se pode ser recuperado ou se os danos estruturais justificam a demolição.

O ministro da Construção, René Mesa Villafaña, acredita na recuperação do edifício, mas reconheceu a necessidade de uma avaliação técnica.

O Saratoga está instalado num edifício de estilo neoclássico construído em 1880, que é uma unidade hoteleira desde 1911. A última restauração ocorreu em 2005, segundo a imprensa oficial cubana. Com cinco estrelas, o hotel é considerado um dos mais luxuosos da cidade e localiza-se no Paseo del Prado, uma das principais avenidas de Havana Velha, no centro histórico da capital cubana.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 mai 2022 9:23

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 mai 2022 8:40

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.