Regulador europeu inicia avaliação dos dados da vacina contra Monkeypox

PorExpresso das Ilhas, Lusa,28 jun 2022 14:05

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou hoje que está a avaliar o alargamento do uso da vacina da varíola para a imunização contra a doença monkeypox, tendo em conta a semelhança dos dois vírus.

"O Comité de Medicamentos Humanos da EMA iniciou uma revisão de dados para alargar o uso da vacina contra a varíola Imvanex para incluir a proteção das pessoas contra a doença monkeypox", adiantou o regulador europeu em comunicado.

A Imvanex está atualmente autorizada na União Europeia para a prevenção da varíola em adultos, mas, tendo em conta as semelhanças entre os dois vírus, "é também considerada uma vacina potencial para a monkeypox", referiu a EMA.

De acordo com a agência europeia, a decisão de iniciar esta revisão dos dados tem em conta os resultados de estudos laboratoriais não clínicos que sugerem que a vacina desencadeia a produção de anticorpos que visam o vírus monkeypox, protegendo contra a doença.

A disponibilidade da Imvanex é limitada da União Europeia, mas a vacina é comercializada nos Estados Unidos com a designação Jynneos, onde já é autorizada para a prevenção da varíola e da monkeypox.

"Tendo em conta a disponibilidade limitada da Imvanex, a `task force´ de emergência da EMA recomendou que a Jynneos possa ser utilizada para proteger contra a doença monkeypox na União Europeia", avançou ainda o comunicado.

Essa recomendação destina-se a apoiar as autoridades nacionais que decidam, como medida temporária, importar vacinas Jynneos dos EUA, tendo em conta o aumento das taxas de infeção em vários países da União Europeia, explicou o regulador.

A Espanha vai receber hoje a primeira entrega de 5.300 doses de vacinas contra o vírus monkeypox, seguindo-se Portugal, Alemanha e Bélgica em julho e agosto, numa série de entregas anunciada pela Comissão Europeia.

A Autoridade de Preparação e Resposta Sanitária da Comissão Europeia vai proceder à distribuição das vacinas nas próximas semanas e meses, de modo a assegurar, segundo um comunicado, que "todos os Estados-membros estão prontos a responder ao atual surto de varíola dos macacos, dando prioridade aos mais afetados".

Em Portugal, mais oito casos de monkeypox foram confirmados nas últimas 24 horas, elevando para 373 o número de infeções no país, segundo um novo balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado.

A maioria destes casos de infeção em Portugal são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos, refere a DGS numa nota publicada no 'site'.

Segundo a autoridade de saúde, os casos identificados e confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) "mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,28 jun 2022 14:05

Editado porAndre Amaral  em  17 mar 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.