Eduardo dos Santos. RD Congo declara luto nacional no dia das exéquias

PorExpresso das Ilhas, Lusa,9 jul 2022 10:05

O Presidente da República Democrática do Congo (RD Congo), Félix Tshisekedi, declarou um dia de luto nacional por ocasião das cerimónias fúnebres de José Eduardo dos Santos para homenagear a memória do ex-presidente angolano.

Num comunicado assinado pelo seu chefe de gabinete, Guylain Nyembo, o chefe de Estado democrático-congolês exprime "profuda tristeza face à morte deste ilustre amigo da RD Congo" que durante anos demonstrou um "apoio inabalável à salvaguarda de nossa integridade territorial diante das tendências beligerantes de nossos inimigos, especialmente nas horas mais sombrias de nossa história recente".

Félix Tshisekedi apresenta também profundas condolências à família de José Eduardo dos Santos, que morreu na sexta-feira numa clínica de Barcelona, aos 79 anos, bem como "à república irmã de Angola".

A fim de honrar a sua memória, "será decretado um dia de luto nacional na Republica Democrática do Congo, na data das suas exéquias", acrescenta o comunicado.

A presidência angolana decretou sete dias de luto nacional pela morte do antigo chefe de Estado com início às 00:00 de 09 de julho.

Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo, marcada por acusações de corrupção e nepotismo.

Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,9 jul 2022 10:05

Editado porSheilla Ribeiro  em  10 jul 2022 7:58

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.